Recuperação

Agüero marca e Argentina vence clássico contra Uruguai na Copa América

Com a vitória, a Argentina chegou a quatro pontos e se recuperou da decepção da estreia, empatando na liderança do Grupo B com o Paraguai

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 16/06/2015 às 22:46
Foto: MARTIN BERNETTI / AFP
Com a vitória, a Argentina chegou a quatro pontos e se recuperou da decepção da estreia, empatando na liderança do Grupo B com o Paraguai - FOTO: Foto: MARTIN BERNETTI / AFP
Leitura:

Com gol de Sergio Agüero, a Argentina derrotou o rival Uruguai por 1 a 0, nesta terça-feira (16) em La Serena, pela 2ª rodada do Grupo B da Copa América do Chile, se recuperando do decepcionante empate com o Paraguai na estreia e se aproximando da vaga nas quartas de final.

Sergio Agüero marcou o gol da vitória argentina aos 11 minutos do segundo tempo, numa forte cabeçada, após cruzamento de Pablo Zabaleta.

Com a vitória, a Argentina chegou a quatro pontos e se recuperou da decepção da estreia, empatando na liderança do Grupo B com o Paraguai, que mais cedo derrotou por 1 a 0 a Jamaica em Antofagasta.

O Uruguai, com três pontos, jogará uma verdadeira decisão na última rodada da chave contra os paraguaios no sábado, em La Serena, numa partida que deve definir o segundo colocado do grupo.

No mesmo dia, a Argentina encara a fraca Jamaica em Viña del Mar e tem tudo para ficar com a primeira colocação e a vaga nas quartas de final da competição.

 

Rivalidade em campo

Após o decepcionante empate sofrido na estreia diante do Paraguai (2-2), o técnico Gerardo Martino promoveu duas mudanças na equipe, com a entrada do lateral Pablo Zabaleta e do volante Lucas Biglia nos lugares de Facundo Roncaglia e Ever Banega.

Apesar da pressão popular, Martino resolveu não mexer no ataque. Carlos Tevez, xodó da torcida argentina, permaneceu no banco, enquanto Serio Agüero foi novamente escolhido para fazer dupla com o craque Lionel Messi.

Assim como na estreia contra o Paraguai, a Argentina começou a partida muito superior ao adversário, com domínio total da posse de bola e criando diversas chances de gol.

O Uruguai se defendeu de maneira organizada e conseguiu segurar a pressão, apostando no contra-ataque ou numa bola alçada na área para tentar resolver a partida.

O primeiro lance de perigo saiu de uma bela jogada de Javier Pastore, que encontrou Di Maria sem marcação na pequena área uruguaia, aos 9 minutos de jogo. O meia do Manchester United finalizou de primeira, mas pegou mal na bola para defesa do goleiro Muslera.

Messi apareceu pela primeira vez aos 19 minutos, fazendo ótima jogada pela esquerda e tocando para Pastore arriscar de perto da área. Muslera pegou novamente.

Muito recuado, o Uruguai só conseguiu chegar com perigo à área argentina aos 21 minutos, num escanteio que o capitão Diego Godín cabeceou rente a trave do goleiro Romero.

Como esperado num clássico entre dois arquirrivais regionais, a partida foi ficando pegada, com entradas fortes e desleais. O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci precisou segurar os ânimos e expulsou o técnico Geraldo Martino por reclamação, aos 30 minutos.

 

'Kun' de peixinho

No segundo tempo, ao contrário do que aconteceu na estreia contra o Paraguai, a Argentina voltou do vestiário ligada, sempre apostando na posse de bola e na paciência para furar o bloqueio uruguaio.

Messi, muito bem marcado por Arévalo Rios, continuou procurando o jogo, mas não conseguia desequilibrar a partida. Aos 10 minutos, a tão esperada brecha finalmente apareceu.

Messi tocou para Pastore, que abriu inteligentemente para Zabaleta pela direita. O lateral dominou e cruzou na medida para o companheiro de Manchester City, o 'Kun' Aguero, abrir o placar de 'peixinho'.

A vantagem era tudo que Messi e companhia queriam. Obrigado a buscar o empate, o Uruguai teve que se abrir na defesa, abrindo espaço para os velozes atacantes argentinos.

Para não se expôr, os uruguaios abusavam da violência para parar os contra-ataques, irritando os jogadores argentinos e deixando o clima quente em La Serena.

Aos 29, os uruguaios desperdiçaram a maior oportunidade da partida. No lance, Maxi Pereira arriscou de longe e o goleiro Romero deu rebote. A bola sobrou limpa na pequena área, mas o atacante Rólan conseguiu isolar.

Nos minutos finais, os comandados de Óscar Tabárez apostaram no 'chuveirinho' para tentar buscar o empate, mas de nada adiantou.

Ao fim da partida, os argentinos puderam comemorar a recuperação na competição e, principalmente, a volta da paz no ambiente da equipe, depois de dias conturbados pelas críticas da imprensa do país, indignada com a atuação na estreia.

Últimas notícias