justiça

Mãe de Neymar alega não conhecer detalhes sobre transferência do craque

De acordo com fontes judiciais, a mãe do craque afirmou que se limitou a assinar todos os documentos passados pelo marido

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 25/02/2016 às 19:00
Foto: JOSEP LAGO/AFP
De acordo com fontes judiciais, a mãe do craque afirmou que se limitou a assinar todos os documentos passados pelo marido - FOTO: Foto: JOSEP LAGO/AFP
Leitura:

A mãe de Neymar, Nadine Gonçalves da Silva, compareceu nesta quinta-feira diante do juiz espanhol que investiga irregularidades na transferências do atacante do Santos ao Barcelona em 2013, mas não forneceu mais detalhes sobre o caso.

O próprio Neymar e seu pai já tinha sido ouvido pelo juiz José de la Mata, da Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, no dia 2 de fevereiro. 

De acordo com fontes judiciais, a mãe do craque afirmou que se limitou a assinar todos os documentos passados pelo marido, em quem tem total confiança.

Nadine Gonçalves é dona de 50% da empresa N&N, criada para impulsionar a carreira do atacante, pela qual teriam transitado valores pagos pelo Barça para garantir a preferência na contratação do ex-santista.

Ela reiterou que o pai do atleta, Neymar da Silva Santos, estava à frente das negociações, mesmo argumento usado pelo filho.

Neymar e sua família são acusados de "fraude" e "corrupção entre particulares", após a justiça espanhola receber uma denúncia do fundo de investimento DIS, detentora de 40% dos direitos do craque no momento da negociação.

Num primeiro momento, o Barça anunciou que o valor total da transferência foi de 57,1 milhões de euros (40 milhões para a família de Neymar e 17,1 para o Santos), mas a justiça avalia que o montante total foi de 83,2 milhões.

A DIS recebeu 6,8 dos 17,1 milhões pagos ao clube, e se diz duplamente prejudicada.

Primeiro por conta do pré-acordo entre o Barça e o pai do jogador, com o pagamento de 40 milhões que, de acordo com o fundo de investimento, impediu a libre concorrência para a contratação do craque, e um 'leilão' que teria possivelmente aumentado o valor total da transferência. 

Foi esse aspecto que motivou a acusação de "corrupção entre particulares".

Por outro lado, a DIS considera que contratos anexos foram usados para ocultar o montante real do valor pago ao Santos, e denuncia uma "fraude por simulação contratual"

Quando foi ouvido pelo juiz, o pai de Neymar alegou que o litígio era um problema entre os clubes (Barça e Santos) e a DIS.

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e seu antecessor, Sandro Rosell , também foram intimados a depor, e garantiram, no dia 1º de fevereiro, que "o Barcelona atuou de maneira absolutamente correta neste caso, como faz desde sempre".

Este caso se junta a outros que Neymar enfrenta no Brasil, onde a justiça bloqueou parte dos ativos do jogador (43,5 milhões de euros) por suposto fraude fiscal em 2011 e 2013 relacionado à transferência ao Barcelona.

Últimas notícias