Tensão

Clima de tensão ronda torcidas organizadas

Mesmo após barbárie que aconteceu no último clássico, torcidas organizadas do Santa e do Sport ainda deixam clima tenso nas redes sociais

Felipe Holanda e Leonardo Vasconcelos
Cadastrado por
Felipe Holanda e Leonardo Vasconcelos
Publicado em 13/09/2016 às 8:00
Foto: Reprodução/Internet
Mesmo após barbárie que aconteceu no último clássico, torcidas organizadas do Santa e do Sport ainda deixam clima tenso nas redes sociais - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

“Covardia gera covardia”. A frase postada por um integrante da Inferno Coral no perfil da Torcida Jovem no Facebook é um claro indício do clima de guerra que aumentou ainda mais entre as torcidas organizadas de Pernambuco, depois que o presidente da facção tricolor, Amilton Lima dos Santos, de 29 anos, foi agredido por vários integrantes do bando rubro-negro, domingo, antes do Clássico das Multidões, na Ilha do Retiro.

A violência, filmada e compartilhada nas redes sociais, em vez de chocar e provocar reflexão, está sendo usada para inflamar e incitar vingança. Tudo amplamente exposto na internet, onde a polícia garante desenvolver um trabalho de inteligência que deveria prever o citado confronto e os próximos que já estão sendo abertamente marcados.

Nos perfis das duas organizadas no Facebook por exemplo, existem inúmeras mensagens de pseudo-torcedores do Sport enaltecendo e se gabando do espancamento do rival e também de pseudo-torcedores do Santa Cruz classificando o ato como covardia e prometendo revide.“TJS é o terror”, “Inferno entra em pânico”, “Quem tem pena é galinha”, foram algumas das frases dos rubro-negros. Enquanto os tricolores responderam: “Dez em cima de um é covardia”, “Aqui se faz, aqui se paga” e “vai ter volta”. 

As mensagens foram enviadas de forma aberta e podem ser visualizadas por qualquer pessoa. Não foi necessária nenhuma investigação e em poucos segundos e cliques puderam ser identificadas. Um trabalho simples de rastreamento que precisa ser feito. Ainda mais agora com o aumento da animosidade entre as facções. E o risco não é só nos clássicos, já que várias uniformizadas pelo Brasil são coligadas com torcidas locais.

Na internet já é possível ver integrantes de organizadas de outros Estados publicamente anunciando o “troco” pelo que houve domingo no Recife. “Fez covardia, ano que vem ‘nois’ se bate aqui em Maceió”, postou um internauta.

Somente na próxima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a 25ª, por exemplo, o Sport vai até Belo Horizonte, na quinta-feira, às 19h30, enfrentar o Atlético-MG, cuja organizada “Galoucura” tem coligação com a Inferno Coral, e um dia antes, amanhã, o Santa Cruz recebe, no Arruda, às 21h, o Atlético Paranaense, que tem os “Fanáticos” coligados da Torcida Jovem.

Na rodada seguinte, o Sport joga, domingo, às 18h30, na Ilha do Retiro contra o Coritiba e terá a visita Império Alviverde, coligada dos tricolores. Até o final da competição, outros “encontros” estão previstos.

Vale lembrar que foi justamente em uma partida no estádio tricolor com uma organizada paranaense coligada dos rubro-negros que houve a última morte em decorrência de confrontos de torcidas. No dia 2 de maio de 2014, depois do jogo entre Santa Cruz e Paraná, no Arruda, pela Série B, Paulo Ricardo Gomes morreu depois de ser atingido por dois vasos sanitários arremessados da arquibancada. Integrante da Jovem, ele havia ido ao estádio para tirar fotos dos membros da Fúria Independente, do Paraná. 

Todavia, nem tudo que foi visto nas redes sociais ontem teve a marca do ódio. Vários internautas indignados se posicionaram contra as agressões pedindo paz nos estádios. Inclusive foi lançada no twitter a hashtag #NaoSejaUmTabacudo para criticar quem promove violência nos dias de jogos. Fotos de integrantes de organizadas brigando foram usadas com um risco indicando reprovação. 

AMILTON

O presidente da Inferno Coral Amilton Lima decidiu sair do Hospital Getúlio Vargas, onde estava internado, na manhã |da última segunda, mesmo sem ter alta médica. Segundo a unidade de saúde, ele assinou um termo de responsabilidade e foi liberado.

 

Últimas notícias