seleção

Seleção brasileira volta ao Nordeste para confirmar bom momento

Próximo jogo da seleção brasileira será realizado na Arena das Dunas, em Natal, pelas Eliminatórias da Copa da Rússia. Confronto será na quinta-feira

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 03/10/2016 às 11:04
Divulgação
Próximo jogo da seleção brasileira será realizado na Arena das Dunas, em Natal, pelas Eliminatórias da Copa da Rússia. Confronto será na quinta-feira - FOTO: Divulgação
Leitura:

Nenhuma região acolhe a seleção brasileira tão bem como o Nordeste. Historicamente, o destino é recorrente em dois momentos: em crises e na euforia. Na próxima quinta-feira, o time comandado por Tite volta à terrinha para confirmar o bom momento nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A Arena das Dunas, em Natal, será o palco de Brasil x Bolívia, em partida válida pela 9ª rodada do grupo dos países da América do Sul. 

Essa é a segunda vez que a seleção atua na capital do Rio Grande do Norte. A primeira aconteceu ainda em 1982, quando o Brasil derrotou a Alemanha Oriental por 3x1 e fez a festa de 48 mil torcedores. A partida marcou o início da preparação da seleção para a Copa do Mundo daquele ano. Hoje, 34 anos depois, os torcedores locais estão novamente ansiosos para assistir à seleção de perto. Tanto que os 31 mil ingressos disponíveis para o jogo se esgotaram em apenas oito horas.

HISTÓRICO

A boa relação da seleção brasileira com o Nordeste teve início em 1989, durante a Copa América. Embora o Brasil tenha conquistado o troféu pela quarta vez e quebrado um jejum de 40 anos, os três primeiros jogos na Bahia foram bem tensos. Na época, a torcida local pediu pela convocação do atacante Charles, mas o técnico Sebastião Lazaroni não acatou a proposta. Apesar das vaias e críticas, a seleção deixou Salvador com saldo positivo: foi uma vitória por 3x1 sobre a Venezuela e dois empates por 0x0 com Peru e Colômbia.

Depois a seleção veio jogar no Recife, onde superou o Paraguai por 2x0 e garantiu a classificação à próxima fase da competição. Desde então as partidas realizadas no Nordeste exercem um efeito positivo na autoconfiança dos jogadores. Não à toa, a seleção se apoia na região em momentos críticos. E sempre volta para realizar amistosos comemorativos. 

Foi assim nas Eliminatórias da Copa de 1994, quando o Brasil recebeu a Bolívia no Arruda e emplacou uma goleada por 6x0. No ano seguinte, Bebeto, Romário e companhia escolheram o Recife para fazer o jogo de despedida antes do Mundial. Dez anos depois, o Nordeste continua dando sorte. Na Copa de 2014, apenas a Arena Castelão, em Fortaleza, recebeu a seleção em dois jogos: um empate por 0x0 com o México, pela primeira fase, e uma vitória por 2x1 sobre a Colômbia, pelas quartas de final. 

ERA TITE 

Depois que Tite assumiu o grupo, em junho, o Brasil já reúne duas vitórias sobre Equador (por 3x0) e Colômbia (por 2x1), que aconteceram mês passado. Por contas dos triunfos, o Brasil pulou da sexta para a vice-liderança da classificação das Eliminatórias da América do Sul e voltou a figurar no Top 5 do ranking da Fifa – está na 4ª colocação empatado com a Colômbia. “Estou muito feliz porque foi um desempenho que superou minhas expectativas”, comentou o técnico.

Últimas notícias