lgbtfobia

Trio de Ferro se manifesta contra homofobia

No dia 17 de maio é celebrado o Dia Contra a Homofobia

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 17/05/2019 às 18:53
Foto: Reprodução/Twitter @sportrecife
No dia 17 de maio é celebrado o Dia Contra a Homofobia - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter @sportrecife
Leitura:

Em uma luta de todos por uma sociedade mais igualitária, Náutico, Sport e Santa Cruz utilizaram suas redes sociais oficiais para destacar o apoio à luta contra a homofobia. É a primeira vez que os clubes do Trio de Ferro tomam uma posição público pela causa. Nesta sexta-feira (17), é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

"O futebol tem todas as cores. Por princípio, deve ser um lugar de luta, mas de respeito às diferenças. Que a torcida de todos seja por um mundo com mais tolerância", publicou o Náutico.

Em seu post, o Santa Cruz lembrou de suas origens na diferença e a luta contra o preconceito. "Lutamos sempre juntos contra qualquer tipo de preconceito", escreveu.

O Sport foi mais sucinto em sua publicação, ressaltando ser um clube de todos.

Dos vinte clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, apenas Santos, Flamengo, Bahia, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Vasco lembraram a data. Na Segundona, além do Sport, só Bragantino e América-MG fizeram publicações. E, na Terceira Divisão, o Botafogo-PB destacou a luta contra o preconceito. Já é mais do que no ano passado, quando apenas cinco de 60 clubes se posicionaram.

No levantamento do ano de 2018 do Grupo Gay da Bahia (GGB), 420 pessoas morreram apenas por serem LGBTs, o que configura uma morte a cada 20 horas. Há uma pequena redução no número, se comparado ao ano anterior. Em 2017, 445 pessoas foram mortas em crimes motivados por homofobia.

Do total dos dados de 2018, 45,5% são gays; 39% são trans; 12,5% são lésbicas; 1,9% são bissexuais e 1,2% são heterossexuais. De acordo com a entidade, esses últimos morreram confundidos com LGBTs ou por saírem em defesa dessa parte da população. Em Pernambuco, 15 casos foram registrados.

Últimas notícias