Europa

Técnico de Portugal convoca Bernardo Silva e defende jogador de caso de racismo

Meia foi denunciado oficialmente pela Associação de Futebol da Inglaterra por racismo com o companheiro de equipe Benjamin Mendy

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/10/2019 às 14:35
AFP
Meia foi denunciado oficialmente pela Associação de Futebol da Inglaterra por racismo com o companheiro de equipe Benjamin Mendy - FOTO: AFP
Leitura:

O técnico Fernando Santos anunciou nesta quinta-feira (3) a convocação da seleção de Portugal para duas partidas da Eurocopa 2020. Vinte e cinco jogadores foram chamados para atuar contra Luxemburgo, no próximo dia 11, em Lisboa, e Ucrânia, no dia 14, em Kiev. O atacante da Juventus Cristiano Ronaldo está confirmado, assim como o meia Bernardo Silva, do Manchester City. Na última quarta-feira (2), ele foi formalmente denunciado pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) por racismo com o companheiro de equipe Benjamin Mendy.

O atleta fez postagem no Twitter, no dia 22 de setembro, em que brinca com Mendy. Na publicação, ele divulgou uma foto do lateral francês, que é negro, ainda criança ao lado de um desenho que aparece nos pacotes de uma marca de chocolate na Espanha, chamada Conguitos. No mesmo post, o meio-campista escreveu em inglês a frase "Guess Who (Adivinha quem é)?" e à frente da pergunta colocou dois emojis de carinhas dando risada.

O treinador da seleção portuguesa comentou a polêmica. "Alega-se que a ação do jogador do Manchester City viola a regra E3(1) da FA e foi ofensiva e/ou imprópria e/ou prejudica o jogo. Ainda alega-se que a ação constitui uma 'violação grave', que é definida na regra E3(2) da FA, uma vez que inclui referência, expressa ou implícita, à raça e/ou cor e/ou origem étnica. Tinha que fazer uma análise muito profunda socialmente, mas não vou dizer o que penso. Quero só dizer que é um absurdo completo. O Bernardo é dos jovens com melhor caráter humano e pessoal. Só pode ser um absurdo, não faz sentido, ele não merece isto", ressaltou Fernando Santos.

Confira a lista de convocados da seleção portuguesa:

Goleiros - Beto (Goztepe), José Sá (Olympiacos) e Rui Patrício (Wolverhampton).

Defensores - Ricardo Pereira (Leicester), Nélson Semedo (Barcelona), José Fonte (Lille), Pepe (Porto), Rúben Dias (Benfica), Rúben Semedo (Olympiacos), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund) e Mário Rui (Napoli).

Meio-campistas - Danilo Pereira (Porto), Rúben Neves (Wolverhampton), William Carvalho (Betis), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (Lokomotiv Moscou), João Moutinho (Wolverhampton) e Pizzi (Benfica).

Atacantes - Bernardo Silva (Manchester City), Bruma (PSV Eindhoven), Gonçalo Guedes (Valencia), Rafa Silva (Benfica), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus) e João Félix (Atlético Madrid).

 

 

Últimas notícias