Série C

Náutico perde para Juventude e precisa se recuperar nos Aflitos

O vacilo do Náutico no final do jogo gerou a vitória de virada do Juventude

Davi Saboya
Cadastrado por
Davi Saboya
Publicado em 15/09/2019 às 20:22
Foto: Léo Lemos/Náutico
O vacilo do Náutico no final do jogo gerou a vitória de virada do Juventude - FOTO: Foto: Léo Lemos/Náutico
Leitura:

O Náutico pagou caro pelo vacilo. Apesar de uma boa postura na maior parte da partida, deixou a desejar na reta final do confronto. O erro defensivo do zagueiro Fernando Lombardi gerou o empate, o Timbu sofreu e tomou a virada em uma pressão do adversário nos últimos minutos. Resultado, o Alvirrubro pernambucano perdeu por 2x1 para o Juventude, neste domingo, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Os gols do primeiro jogo entre as equipes pelas semifinais da Série C do Campeonato Brasileiro foram marcados pelos atacantes Álvaro e Poveda, além do lateral-esquerdo Eltinho, em uma cobrança de falta.

Marca do Náutico do técnico Gilmar Dal Pozzo, o Timbu teve uma boa postura defensiva e conseguiu encaixar bons contra-ataques. O comandante alvirrubro surpreendeu e entrou sem um centroavante de origem. Até criou chances de marcar mais gols, mas pecou na hora de concluir. Já a equipe gaúcha não perdoou e a ousadia no segundo tempo gerou o heroico triunfo.

A partida de volta está marcada para o próximo domingo, às 18h, no estádio dos Aflitos. O Náutico precisa vencer por dois gols de diferença fora de casa para garantir uma vaga na final da Terceira Divisão. Em caso de vitória por um gol de diferença, o Timbu terá que passar por uma nova decisão por pênaltis, já que na fase anterior garantiu uma vaga na Série B ao passar pelo Paysandu na disputa de penalidades. Um empate elimina os alvirrubros da competição.

O JOGO

A partida começou bastante equilibrada com o famoso ritmo "lá e cá". Tanto Náutico quanto Juventude exploraram as bolas alçadas na grande área. Com o passar da primeira etapa, os donos da casa começaram a colocar a bola no chão em busca de espaços na defesa alvirrubra. Porém, o sistema defensivo do Timbu estava compactado e suportou as investidas. Outro tática utilizada por ambos os times também foram os arremates de fora da área.

Apostando na velocidade no pelotão de frente, o Náutico sentiu a falta de um centroavante e não conseguiu segurar a bola no último terço do campo. Responsável por cadenciar o jogo, o meia Jean Carlos tinha dificuldade para coordenar as ações do ataque. E Álvaro, Matheus Carvalho e Neto Pessôa não realizavam as triangulações com facilidade.

Esperando um vacilo do adversário gaúcho, a equipe pernambucana não perdoou quando conseguiu encaixar a primeira jogada. Aos 38 minutos, o volante Jhonnathan apareceu no ataque como homem surpresa pelo lado direito e alçou a bola na grande área. O atacante Álvaro dominou e bateu de voleio na saída do goleiro Marcelo Carné.

A resposta do Juventude não demorou. Logo em seguida, o meia Renato Cajá recebeu próximo a meia lua da grande área e acertou a trave em um chutaço, que desviou no zagueiro Camutanga e quase enganou o arqueiro Jefferson. Os gaúchos tentaram reagir rapidamente, mas não teve o sucesso. Como tem se destacado sob o comando de Dal Pozzo, o Náutico soube se comportar bem.

No segundo tempo, o Juventude voltou com todo gás do intervalo para buscar o empate e quem sabe a virada. O Náutico não abaixou a guarda e continuou se defendendo bem. Em um lance de bola parada, os gaúchos quase empataram, mas o zagueiro Genilson desviou para fora, e além disso, estava em posição irregular.

Com mais uma boa atuação do sistema defensivo alvirrubro, os mandantes não conseguiam criar jogadas e foram forçados a cruzar a bola na grande área, como também arriscar de longe. Já o Timbu ameaçou duas vezes no contra-ataque. Primeiro, o atacante Matheus Carvalho recebeu o lançamento e de fora da área tentou de cobertura, mas Marcelo Carné realizou grande defesa. Depois, o meia Jean Carlos apareceu pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para Álvaro, que completou e acertou no travessão.

E como diria o ditado, quem não faz leva. Aos 24, o zagueiro Fernando Lombardi não acompanhou o atacante Poveda, que foi lançado e saiu na cara do goleiro alvirrubro Jefferson. Com tranquilidade, bateu na saída do arqueiro e empatou a partida. O gol colocou fogo no estádio Alfredo Jaconi e o time gaúcho partiu para cima em busca da virada. O Náutico aguentou a pressão durante quase toda a partida. Mas, aos 48, o lateral-esquerdo Eltinho cobrou com categoria uma falta rente ao gol e virou a partida para o Juventude. A bola bateu no travessão, nas costas do goleiro Jefferson e morreu no fundo do gol.

FICHA DO JOGO - JUVENTUDE 2X1 NÁUTICO

Juventude - Marcelo Carné; Vidal, Genilson, Sidimar e Eltinho; João Paulo, John Lennon (Denner), Aprile e Renato Cajá (Rafael Bastos); Breno (Poveda) e Dalberto. Técnico: Marquinhos Santos.

Náutico - Jefferson; Hereda, Camutanga (Rafael Ribeiro), Fernando Lombardi e Wilian Simões; Josa, Jhonnatan e Jean Carlos; Matheus Carvalho, Neto Pessôa (Jimenez) e Álvaro (Wallace Pernambucano). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Sidmar dos Santos Meurer (MG). Gols: Álvaro aos 36 min do 1º tempo, Poveda aos 24 minutos do 2º tempo e Eltinho aos 48 minutos do 2º tempo. Cartões amarelos: Genilson (Juventude). Jefferson e Camutanga (Náutico).

Últimas notícias