Doping

Após julgamento, brasileira pega dois anos de suspensão por doping

Advogados de defesa podem recorrer da decisão ao STJD

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/12/2014 às 12:47
Foto: Reprodução/Internet
Advogados de defesa podem recorrer da decisão ao STJD - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

A corredora Vanda Gomes, 26, foi suspensa por dois anos após ser flagrada no exame antidoping realizado fora de competição em setembro deste ano. A punição foi tomada pela CDN (Comissão Disciplinar Nacional), do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) na noite de terça-feira (16).

No anúncio da decisão, a presidente da CDN, Solange Guerra Bueno, disse que a punição começa a contar do último dia 5 de dezembro, quando a atleta foi suspensa provisoriamente pela CBAt. De acordo com a entidade, os advogados de defesa podem recorrer da decisão ao STJD.

A atleta apresentou resultado positivo para Anastrozole (Hormônio e Modulador Metabólico - S4), um hormônio utilizado por mulheres na prevenção do câncer de mama, mas que também tem o efeito de reduzir a gordura corporal e retenção de líquido, e apresentou justificativas para a substância, que não foram aceitas pela entidade.

A corredora ficou marcada também por fazer críticas à preparação da equipe brasileira para o Mundial de atletismo de Moscou, em agosto de 2013.

Responsável pela ultima passagem do time nacional na final do revezamento 4 x 100 m, Vanda deixou o bastão cair. Naquele momento, o Brasil ocupava a segunda posição, atrás apenas da Jamaica.

Depois, em entrevista ao SporTV, disse que havia comido e dormido mal, e que a equipe havia feito poucos treinos. Vanda recebeu uma prova de suspensão pelas declarações.

Últimas notícias