RIO-2016

Wada critica ausência de exames antidoping em atletas brasileiros

A Agência Mundial Antidoping (Wada) criticou a ausência de exames antidoping em atletas brasileiros no mês que antecedeu os Jogos do Rio

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/08/2016 às 7:28
Foto: Divulgação
A Agência Mundial Antidoping (Wada) criticou a ausência de exames antidoping em atletas brasileiros no mês que antecedeu os Jogos do Rio - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A Agência Mundial Antidoping (Wada) criticou a ausência de exames antidoping em atletas brasileiros no mês que antecedeu os Jogos do Rio, que começam oficialmente nesta sexta-feira (5), com a cerimônia de abertura no Maracanã.

"Enviamos uma carta ao ministro dos Esportes e ao diretor geral da Agência Brasileira Antidoping (ANAD) para manifestar nossas preocupações e pedir explicações sobre porque os exames pararam", afirmou Rob Koehler, diretor adjunto da Wada, em entrevista ao jornal britânico The Times.

De acordo com o jornal, as autoridades brasileiras deram como justificativa o fato de o Laboratório Antidoping do Rio (LBCD) ter perdido o credenciamento da Wada no dia 24 de junho, para recuperá-lo apenas em 20 de julho.

O descredenciamento foi motivado, entre outras coisas, pela estrutura ter produzido um resultado positivo em uma amostra negativa.

"Esta resposta não nos satisfaz, e a explicação da troca de comando no ministério e na Agência é inaceitável", insistiu Rob Koehler.

"O fato de os exames terem parado é inaceitável. O fato de não ter havido nenhum exames é um verdadeiro problema", sentenciou.

"A decisão de interromper os exames não foi política", reagiu o ministério do Esporte em um comunicado enviado ao Times.

Últimas notícias