Futsal

Pernambuco sediará encontro regional de árbitros de futsal

ENNAF será realizado em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, no início de fevereiro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/01/2019 às 16:37
Divulgação
ENNAF será realizado em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, no início de fevereiro - FOTO: Divulgação
Leitura:

A partir desta sexta-feira (1) até o próximo domingo (3), Pernambuco sediará o III Encontro Norte-Nordeste de Árbitros de Futsal (ENNAF), que inclui também o VIII Encontro Nordestinos de Árbitros de Futsal e o IV Encontro Estadual de Árbitros de Futsal. O evento será realizado no Hotel Canarius em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, com palestrantes gabaritados nacional e internacionalmente.

Neste ano, o ENNAF já conta com 168 inscritos de 14 estados brasileiros. Só de Pernambuco são 82 pessoas, além de Oficiais do AM, BA, CE, DF, GO, MA, MG, PR, PA, RJ, RN, SP e SE. O que mostra o sucesso do evento ano após ano. Em 2012, por exemplo, foram 17 participantes. Desta vez, o auditório estará lotado para dias de muito conhecimento.

“O encontro foi criado para oportunizar apenas Oficiais de Arbitragens federados. Mas adesão nas primeiras edições não correspondeu às expectativas. E após muita solicitação das Associações de Arbitragens não filiadas e também Oficiais do Norte, a partir de 2017, o encontro passou a ser Norte-Nordeste com a abertura para qualquer oficial federado ou não. E, atualmente, o ENNAF recebe oficiais de todo o Brasil com a finalidade de oportunizar a padronização da Regra Nacional, capacitar e fazer uma troca de experiências. O encontro também trata de psicologia, nutrição, preparação física e relação interpessoal dentro e fora das quatro linhas”, explicou Luiz Cláudio, presidente da Federação Pernambucana de Futsal (FPFS).

A abertura será com a palestra de Pedro Angel Galan Nieto, presidente da Comissão de Arbitragem de Futsal da Federação Espanhola, que falará sobre as regras do futsal no futuro. Ainda na sexta-feira, os presentes poderão acompanhar as palestras de Katiucia Meneguzzi, árbitra de Futsal (FIFA/PR) , e da psicóloga esportiva Natali Anselmo Andrade.

O segundo dia do evento terá o professor Fabiano Tadeu “Chokito”, técnico especializado em futsal; a nutricionista esportiva Amanda Aguiar falando sobre alimentação equilibrada e arbitragem; e o preparador físico e fisiologista José Carlos, apresentando informações sobre a fisiologia aplicada ao esporte.

Para finalizar o ENNAF, o ex-árbitro Wilson de Souza fará uma palestra sobre Árbitro x Relação Pública da Arbitragem. Enquanto o diretor de arbitragem da CBFS, Paraguassu Fischer de Figueiredo, falará sobre da regra nacional do futsal.

“Pela primeira vez teremos a participação de Pedro Galan, que é a maior autoridade de arbitragem de Futsal no mundo. Ainda contaremos com qualificações de arbitragem nacional como Daniel Pomeroy, ex-árbitro FIFA de Futsal, Wilson de Souza, Katiucia Meneguzzi, Fabiano Chokito, maior autoridade técnica na modalidade no Estado, e estreando no ENNAF a competente psicóloga esportiva Natali Anselmo e a nutricionista Amanda Aguiar. A nossa seleção está pronta e apostos para garantir mais um sucesso do Encontro”, concluiu o mandatário da FPFS.

Últimas notícias