FÓRMULA 1

Fórmula 1 esquenta e revive tempos de polêmicas com Vettel e Hamilton

Punição contestada contra piloto da Ferrari reacendeu rivalidade no GP do Canadá

Diego Borges
Cadastrado por
Diego Borges
Publicado em 10/06/2019 às 14:30
Foto: Reprodução / Twitter / @F1
Pandemia já causou o cancelamento de duas provas do circuito 2020 - FOTO: Foto: Reprodução / Twitter / @F1
Leitura:

A Fórmula 1 voltou a viver dias de disputas e polêmicas mais acirradas no último fim de semana, no Grande Prêmio do Canadá, sétima etapa da temporada 2019. Lewis Hamilton venceu, apesar de cruzar a linha de chegada atrás de Sebastian Vettel, no que seria a primeira vitória da Ferrari no ano. Uma punição em 5s, no entanto, deu ao inglês o troféu de vencedor.

A decisão remeteu a situações vividas pela categoria nas décadas de 80 e 90, quando decisões das comissões de prova eram contestadas e geravam maior debate entre pilotos, comentaristas e, claro, fãs da F1. A situação deixou o alemão nada satisfeito. Muito pelo contrário. Vettel largou na pole position e guiou o carro à frente da prova o tempo todo, até ser atacado por Hamilton e falhar entre as curvas 3 e 4 do circuito de Montreal, durante a volta 48.

"Os comissários revisaram evidências de vídeo e determinaram que o carro 5 (Vettel), deixou a pista na curva 3, voltou à pista no turno 4 de maneira insegura e forçou o carro a sair da pista. Carro 44 (Hamilton) teve que tomar medidas evasivas para evitar uma colisão", diz a nota emitida pelos comissários da prova.

Vettel passeou na grama e fechou a passagem na retomada para o traçado. Sem espaço suficiente entre a Ferrari e o muro, Hamilton freou sua Mercedes para evitar colisão. A manobra do tetracampeão foi apontada como perigosa pela FIA, que adicionou 5 segundos no tempo final de prova do piloto alemão. "Infelizmente, esse não é o esporte pelo qual me apaixonei”, cravou Vettel ao fim da prova.

ASSISTA AO LANCE

A REVOLTA DE VETTEL

A insatisfação do piloto da Ferrari não acabaria por aí. Vettel ainda daria outras demonstrações de revolta com o resultado. Foi necessário que a equipe o convencesse de participar da cerimônia de premiação da corrida, como forma de evitar uma nova punição que poderia comprometer ainda a situação do alemão na briga pelo título. Só não impediram que o piloto invertesse as placas de 1° e 2° colocados com os carros estacionados.

Na entrega dos troféus, a insatisfação era evidente também para Hamilton. O piloto britânico declarou que "não era dessa forma que gostaria de vencer" e ainda trouxe Vettel para seu lado no degrau mais alto do pódio. Contido, Vettel recuou.

O PÓDIO

Com a vitória, Hamilton chegou à sua sétima no Canadá, igualando a Schumacher como maiores vencedores da história em GPs no país. Na classificação geral, o líder britânico chegou aos 162 pontos, abrindo 29 de vantagem para o companheiro de equipe e segundo lugar, Valtteri Bottas - que terminou a corrida em quarto -, além de 62 pontos para Vettel, que perdeu a chance de vencer a primeira no ano, justamente no fim de semana em que a Ferrari levou vantagem sobre a Mercedes, com Charles Leclerc completando o pódio me Montreal.

ITALIANOS VÃO RECORRER

Porém ainda existe uma esperança para a Ferrari. A equipe acenou que deve recorrer da punição à FIA. “No momento, nós, como equipe, estamos naturalmente desapontados, mas acima de tudo, nossos pensamentos são com Sebastian… Eu não acho que ele poderia ter feito as coisas de forma diferente, e é por isso que decidimos recorrer da decisão dos comissários", alega Mattia Binotto, engenheiro chefe de equipe da Ferrari.

"Desapontamento é um bom sinal para um piloto. Sebastian está com muita fome, todos nós estamos com fome e isso nos ajudará nas próximas corridas" completa.

Últimas notícias