tênis

Nadal lidera ranking da temporada e fica perto de vaga no ATP Finals

Rafael Nadal venceu Roland Garros e somou pontos importantes no ranking de 2019. Djokovic segue firme na liderança absoluta

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/06/2019 às 10:25
Reprodução/Twitter
Rafael Nadal venceu Roland Garros e somou pontos importantes no ranking de 2019. Djokovic segue firme na liderança absoluta - FOTO: Reprodução/Twitter
Leitura:

O torneio de Roland Garros trouxe mudanças significativos no ranking da ATP, atualizado nesta segunda-feira. No masculino, o 12º título de Rafael Nadal mudou a lista da temporada, que define os classificados para o ATP Finals. E, no feminino, a campeã Ashleigh Barty subiu para o segundo posto do ranking, sua melhor da carreira até agora.

Defendendo o troféu e os pontos conquistados no ano passado, Nadal segue na segunda colocação da ATP. Mas, apesar do novo título, está mais distante de Novak Djokovic. O sérvio ampliou a vantagem na primeira colocação porque fez neste ano (semifinal) melhor campanha em Roland Garros do que no ano passado (quartas de final).

O número 1 do mundo ostenta agora 12.715 pontos, contra 7.945 do espanhol. Esta distância só deve diminuir mais perto da reta final da temporada, quando o sérvio poderá ter sob risco o topo do ranking. Correndo por fora nesta disputa, o suíço Roger Federer (6.670) se aproximou de Nadal. Como não esteve em Paris em 2018, ele apenas somou pontos neste ano, ao parar na semifinal.

No ranking que leva em conta somente os pontos obtidos neste ano, Nadal assumiu a liderança, desbancando Djokovic. Tenista mais consistente da temporada até agora, o espanhol ficou perto de garantir por antecipação a vaga no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores da temporada, em novembro, em Londres.

Na lista tradicional, que soma a pontuação obtida nos últimos 12 meses, o Top 10 sofreu apenas duas mudanças. O russo Karen Khachanov e o italiano Fabio Fognini ganharam duas posições cada e agora aparecem em 9º e 10º lugar, respectivamente.

BRASILEIROS

Entre os brasileiros, os quatro melhores vivem situações opostas Thiago Monteiro e João Menezes subiram três e 13 posições, respectivamente, para 109º e 274º. Já Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci sofreram fortes quedas, de 23 e 37 colocações, para 230º e 258º.

Últimas notícias