Havaí

Medina ou Ítalo Ferreira? Título Mundial de surfe já é do Brasil

Com eliminação do sul-africano Jordy Smith, País garante quarto título nos último seis anos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/12/2019 às 17:15
WSL/Divulgação
Com eliminação do sul-africano Jordy Smith, País garante quarto título nos último seis anos - FOTO: WSL/Divulgação
Leitura:

Consolidado como a maior potência do surfe, o Brasil já tem o título da temporada assegurado antes mesmo de a última etapa do Circuito Mundial acabar. Com o sul-africano Jordy Smith eliminado do Billabong Pipe Masters, no Havaí, resta saber se a taça deste ano será erguida pelo paulista Gabriel Medina ou pelo potiguar Ítalo Ferreira. Ambos estão nas quartas de final da competição.

Gabriel Medina avançou em circunstâncias polêmicas, após cometer interferência na onda de Caio Ibelli, justamente ao término da bateria e quando liderava a disputa. Após a avaliação dos árbitros e o desconto da pontuação, o bicampeão mundial ainda venceu com 4.23 a 1.13.

"Eu sabia na minha cabeça o que eu estava fazendo. É muito difícil lá fora. Não tinha nenhuma onda boa, foi um pouco embaraçoso, espero que (o mar) esteja em boas condições na próxima (bateria)", declarou Medina em entrevista à WSL.

Nas quartas de final, ele enfrenta o havaiano, também bicampeão mundial, John John Florence. Já Ítalo Ferreira busca ujma vaga nas semifinais contra o compatriota Yago Dora. 

Antes de a 11ª e última etapa do Circuito Mundial de Surfe começar o título poderia ficar com quatro surfistas. Além de Medina e Ítalo, também estavam no páreo o compatriota Filipe Toledo e o sul-africano Jordy Smith. Enquanto Smith foi eliminado logo após a primeira fase, Filipinho caiu nas oitavas de final.

DOMÍNIO BRASILEIRO

Nos últimos seis anos do Circuito Mundial de Surfe, cinco títulos ficaram com o Brasil. Em 2014, Gabriel Medina foi o primeiro do País a conquistar um título no Circuito dos "Sonhos". No ano seguinte, foi a vez de Adriano de Souza, mais conhecido como Mineirinho. Em 2016 e 2017, o domínio foi total do havaiano John John Florence. Lesionado em 2018 e também este ano, Florence deixou novamente o caminho livre para os brasileiros. No ano passado, Medina chegou ao bicampeonato e, este ano, o título está para ser definido entre o surfista de Maresias e o potiguar Ítalo Ferreira. 

 

Últimas notícias