Disputa

Voo do 14-bis na abertura da Rio 2016 reacende disputa entre brasileiros e americanos na internet

Brasileiros e americanos debatem quem teria sido os pioneiros da aviação: Santos Dumont ou os irmãos Wright

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/08/2016 às 22:36
Foto: Reprodução/Twitter
Brasileiros e americanos debatem quem teria sido os pioneiros da aviação: Santos Dumont ou os irmãos Wright - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter
Leitura:

O voo do 14-bis na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 reacendeu na internet uma tradicional disputa entre brasileiros e americanos sobre quem teria sido a pessoa a realizar o primeiro vôo em um avião.

Os americanos creditam o primeiro vôo da história aos irmãos Wilbur e Orville Wright, que teriam levantado vôo em uma máquina mais pesada que o ar em 17 de dezembro de 1903. Já os brasileiros creditam o voo à Alberto Santos Dumont, que realizou um voo com o 14-bis no dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, sendo presenciado por mais de mil espectadores.

"Os brasileiros estão tomando crédito pelo primeiro vôo. Amando o espetáculo passivo e agressivo.", afirmou um americano através do Twitter. Os brasileiros responderam, em inglês, que os Irmãos Wright utilizaram uma catapulta para fazer com que o avião saísse do ar, e que Santos Dumon fez o 14-bis com rodas, para que ele pudesse decolar do solo. Outros lembraram que o voo de Santos Dumont foi realizado em público, enquanto que os experimentos dos americanos foram realizados em segredo.

 

 

 

Memes

A discussão também gerou alguns memes entre os internautas brasileiros. Confira alguns a baixo:

 

 

Últimas notícias