Brasileirão

Santa Cruz e Sport com a calculadora na mão na Série A

Tricolores e rubro-negros fazem contas para escapar do rebaixamento

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/11/2016 às 7:29
JC Imagem
Tricolores e rubro-negros fazem contas para escapar do rebaixamento - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Faltando cinco rodadas, Santa Cruz e Sport começam a usar a calculadora para saber o que precisam fazer para escapar do rebaixamento na Série A. Após a vitória contra a Ponte Preta, o Sport ganhou mais confiança e vai enfrentar três adversários diretos na luta para escapar da degola. Já o Santa, mesmo com o empate fora de casa contra o Internacional, precisa de um milagre e vai tentando “atrasar a matemática”.

Oito times lutam, hoje, mais diretamente para evitar a queda – veja contra quem eles ainda jogam no quadro ao lado. Já pelo título, três equipes tentam destronar o Palmeiras, que caminha para o seu nono troféu (juntando Brasileiro, Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa).

Com 40 pontos e na 14ª posição, o Leão é o time que terá mais confrontos diretos na briga contra a degola. O Sport, que está a quatro pontos do Vitória, que abre o Z-4, enfrenta o lanterna América-MG, em Belo Horizonte, além de Cruzeiro e Figueirense, na Ilha do Retiro. Além disso, pega longe do Recife Grêmio e Atlético-PR, times que estão na disputa pelo G-6.

Mantendo-se os 36,4% de aproveitamento que o Vitória tem hoje até o final do campeonato, os clubes precisariam fazer 42 pontos para escapar da degola. No caso do Leão, uma vitória em cinco jogos. A meta, porém, é ultrapassar a marca de 45 pontos, margem de segurança histórica, com três triunfos em cinco partidas.

Precisando vencer todos os jogos e ainda torcer por inúmeros tropeços dos adversários, o Santa Cruz terá três duelos como mandante e dois como visitante. Serão dois confrontos diretos (América-MG, em casa, e Coritiba, fora), um adversário que luta pelo título (Atlético-MG, no Arruda) e outro pela Libertadores, o Grêmio, também em casa. Por fim, encara o São Paulo, no Morumbi, pela 38ª rodada. 

Com 24 pontos, a Cobra Coral voltou à lanterna após a vitória do América-MG sobre o São Paulo. Se vencer os cinco jogos, o Santa chegará a 39 pontos, três a menos que o Vitória tem hoje. O rubro-negro baiano, por sinal, encara dois adversários diretos e dois clubes que brigam pelo título. Com 36 pontos, os baianos enfrentam Atlético-PR, Santos, Figueirense, Coritiba e Palmeiras, nessa ordem.

TÍTULO

O Palmeiras tem cinco pontos de vantagem para o vice-líder, o Flamengo, seis para o Santos e sete para o Atlético-MG. Até o fim, só tem confronto direto com o Galo, na 35ª rodada. O Mengão, com 62, é o segundo. 

Últimas notícias