A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) realiza, a partir do dia 18 deste mês, a 105ª edição do Campeonato Pernambucano. Em mais de um século de história do torneio, muitos foram os times a erguerem a taça, como o extinto Flamengo Recife, campeão do primeiro evento. Há um bom tempo, porém, a prevalência é do Trio de Ferro do Estado. O Santa Cruz, por exemplo, destaca-se como o maior campeão da última década.
Leia Também
- Técnico do Santa Cruz não acredita no retorno do meia Didira
- Santa Cruz enfrenta o São Paulo na terceira fase da Copa São Paulo
- Veja onde assistir ao jogo entre Santa Cruz e São Paulo na Copinha
- Itamar Schulle fala em atraso para ter time ideal no Santa Cruz
- Lateral que colocou Santa Cruz na Justiça consegue rescisão contratual
Neste intervalo de tempo, cinco taças ficaram no Arruda (2011, 2012, 2013, 2015, 2016), quatro na Ilha do Retiro (2010, 2014, 2017, 2019) e uma no Náutico (2018).
COINCIDÊNCIAS
O domínio do Santa Cruz no Estadual coincide com algumas mudanças de Divisões do tricolor no Campeonato Brasileiro. Em 2011, foi campeão pernambucano, começou o ano na Série D e conquistou o acesso. Atuando na C, no ano seguinte, quando voltou a ser campeão estadual na década, não obteve êxito em sair da Terceira Divisão. O tricolor só voltou à B em 2013, quando ergueu a taça do Pernambucano mais uma vez.
Em 2015 novo título pernambucano e mais um acesso, desta vez à sonhada elite do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, foi a última vez na década que a Cobra Coral ficou com o título, mas amargou o rebaixamento à Segundona.
ESTREIAS
O time do Arruda será o primeiro ente os coirmãos a entrar em campo. No dia sábado, dia 18, às 18h, enfrenta o Petrolina, no Arruda. No domingo (19), Náutico e Sport fazem o Clássico dos Clássicos, às 16h, nos Aflitos.