DISCIPLINADO

Sport busca acesso à Série A jogando 'na bola'

Time rubro-negro é o quinto que menos fez faltas na Segundona e o segundo que menos tomou cartões

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 30/10/2019 às 7:31
Foto: JC Imagem
Time rubro-negro é o quinto que menos fez faltas na Segundona e o segundo que menos tomou cartões - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Além de estar bem na tabela de classificação (2º, com 56 pontos) e muito próximo de garantir matematicamente o retorno à Primeira Divisão do Brasileiro, o Sport é uma das equipes mais disciplinadas nessa Série B. Como o técnico Guto Ferreira exige que os seus comandados joguem um futebol propositivo, exigindo que eles tenham sempre a posse da bola (a média do Leão no campeonato é de 52% de posse), sendo raros os momentos que o time rubro-negro corre atrás do adversário.

De acordo com o Footstats (site especializado em estatísticas futebolísticas), o Sport é a quinta que menos comete faltas nessa Segundona, com 485 lances faltosos marcados - atrás de América-MG, CRB, Figueirense e Ponte Preta. Como se não bastasse o baixo número de faltas cometidas, a equipe leonina também tem um baixo índice de cartões recebidos, sendo a segunda que menos tomou essa punição, com 64 cartões no total, sendo 59 amarelos e cinco vermelhos.

Um outro ponto a ser observado e que coloca o Sport como um dos mais disciplinados da Série B está relacionado ao elevado número de desarmes. O time rubro-negro é o que mais rouba a bola do adversário na competição, com 566 desarmes corretos. Isso mostra que, para recuperar a posse de bola, os rubro-negros não precisam cometer uma infração faltosa. O volante Charles, inclusive, é o maior ‘ladrão’ de bolas nessa Segundona, com 88 desarmes, sendo responsável por 15,5% das roubadas de bola do Leão.

POSTURA

Essa postura mais agressiva, por sinal, é uma exigência de Guto Ferreira. O treinador cobra sempre dos jogadores que, ao perder a posse da bola, é preciso imediatamente pressionar o adversário para obrigar ele a se livrar da bola ou cometer algum erro. Postura essa que o Sport adota seja na Ilha do Retiro ou atuando fora de casa. Talvez por isso, a equipe leonina tenha obtido um bom aproveitamento longe do Recife.

“O nosso time tem tido uma postura muito positiva fora de casa. Não se inibe e nem deixa de buscar os três pontos. E isso, neste momento do campeonato, é muito importante. Tivemos essa postura a competição inteira e não vamos mudar nada. Vamos buscar do jeito que a gente vem buscando sempre os três pontos.”, comentou Guto Ferreira.

Diante das palavras do treinador, o Sport vai encarar o Guarani, nesta quinta-feira (31), às 19h15, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, com uma postura agressiva e buscando manter a invencibilidade leonina, que já dura oito partidas: cinco vitórias e três empates, para ficar mais perto do acesso.

Últimas notícias