SPORT

'Avalanche' de cobranças na Justiça compromete receitas do Sport em 2020

Advogado do Sport Manoel Veloso estipula cerca de 30 ações judiciais

Diego Borges
Cadastrado por
Diego Borges
Publicado em 20/12/2019 às 7:50
Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Advogado do Sport Manoel Veloso estipula cerca de 30 ações judiciais - FOTO: Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Leitura:

Subir para a Série A, inegavelmente representa um alívio financeiro substancial para o Sport na temporada 2020. No entanto, o acréscimo de receitas também será acompanhado de uma verdadeira avalanche de cobranças judiciais, ainda reflexo da herança de débitos acumulados até o ano passado.

Os primeiros sinais de alarme já começaram a soar na Ilha do Retiro, com o surgimento das cobranças de Diego Souza e Mark González - que provocou o bloqueio do Leão para novas inscrições de atletas na CBF. E, de fato, é apenas o começo.

Em entrevista ao repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, o advogado do Sport Manoel Veloso estipula cerca de 30 ações judiciais, entre cobranças de outros atletas, ex-funcionários e fornecedores, entre outros credores, como o goleiro Agenor. Pior ainda, com receitas escassas.

“O Sport não deixa de fazer acordo, ou deixa de pagar alguma dívida porque não quer. Não é um decisão administrativa da gestão. É realmente uma impossibilidade financeira. A gente só pode fazer o que pode, o que tem condição financeira. A gente tem que, infelizmente, escolher a quem pagar e a prioridade é a folha de futebol e a folha administrativa, porque senão o clube para”, garante o advogado do clube.

Ainda de acordo com Manoel Veloso, a atual gestão adotou como compromisso a minimização das dívidas adquiridas pelo clube em gestões anteriores. “Aos poucos, a gestão vai tentando pagar. Por mais que a gente não possa pagar tudo, o compromisso do presidente Milton Bivar é devolver o clube com bem menos dívidas que as que ele recebeu”, garantiu, antes de revelar que o clube está muito perto de quitar todas as dívidas de 2019.

“A folha de novembro foi paga integralmente. Quem não tem mais contrato, não tem mais nada a receber. Deve haver apenas algum resquício de 13° salário, que vai ser pago o quanto antes, assim que as receitas do ano (de 2020) começarem a vir. Mas em termos de salários atrasados, não tem ninguém do ano devendo nada”, destacou o advogado.

PRESIDENTE DESABAFA

Para o presidente do Sport, Milton Bivar, o clube precisará destinar uma verba paralela à folha de 2020 para cumprir dívidas adquiridas. “Vai ter que haver sim. Não a parte da cota (de TV) em si, mas problemas que a gente vai ter que enfrentar. Não adianta botar a poeira debaixo do tapete. Vamos ter que enfrentar e eu fui eleito para isso”, apontou, em entrevista à Rádio Jornal.

A escassez de recurso, inclusive, impede que o Sport possa investir em nomes de interesse no mercado para a temporada 2020, como o do volante Charles. “Temos que ter paciência porque o Sport não tem dinheiro no momento. Qualquer jogador que nós vamos lá ver, eles dizem 'a gente não empresta, a gente vende.' Não tenho condições. O Charles, que a gente estava querendo. 'Quanto é o Charles? É cinco milhões'. E eu tenho dinheiro? Não tenho condição. Como eu vou fazer?”, desabafa Bivar.

Últimas notícias