Crise Hídrica

Sem chuva, nível do Cantareira e Alto Tietê mantém ritmo de queda

O nível do sistema mantém ritmo de queda de 0,1 ponto percentual desde o dia 11 de dezembro, quando registrou 7,6% de capacidade

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 18/12/2014 às 10:55
Foto: NELSON ALMEIDA/AFP
O nível do sistema mantém ritmo de queda de 0,1 ponto percentual desde o dia 11 de dezembro, quando registrou 7,6% de capacidade - FOTO: Foto: NELSON ALMEIDA/AFP
Leitura:

Com a falta de chuva nos últimos dias, o nível dos sistemas Cantareira e Alto Tietê mantém ritmo de queda nesta quinta-feira (18) agravando ainda mais a crise hídrica em São Paulo.

De acordo com a Sabesp, o reservatório Cantareira caiu 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior e opera com 6,9% de sua capacidade. O nível do sistema mantém ritmo de queda de 0,1 ponto percentual desde o dia 11 de dezembro, quando registrou 7,6% de capacidade, o mesmo índice obtido no dia anterior.

Sem ampliar naturalmente o seu nível de água há mais de oito meses, o sistema é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

A crise hídrica também afeta outro importante reservatório que abastece a região metropolitana de São Paulo: o Alto Tietê. De acordo com a Sabesp, o nível do manancial baixou também 0,1 ponto percentual e opera com 10,5% de sua capacidade. O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo.

Com a adição do volume morto no dia 14 de dezembro, o sistema ganhou volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de SP).

Nesta semana, o sistema conseguiu se manter estável entre os dias 14 e 15, e 16 e 17, mas voltou a registrar baixa de 0,1 ponto percentual nesta quinta, como ocorria antes da adição do volume morto.

DEMAIS SISTEMAS

O nível dos sistemas Rio Grande e Rio Claro baixou 0,3 ponto percentual cada um. O sistema Rio Grande, que atende a 1,2 milhão de pessoas, opera com 64,9% de sua capacidade e o reservatório Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 27,8% de sua capacidade nesta quinta.

O reservatório Guarapiranga, que fornece água para 4,9 milhões de pessoas, se manteve estável em relação ao dia anterior e opera com 35,9% de sua capacidade.

O único manancial que subiu em relação ao dia anterior foi o de Alto de Cotia: 0,1 ponto percentual. O sistema fornece água para 400 mil pessoas e opera com 30,4% de sua capacidade.

Últimas notícias