Pena de morte

Embaixador na Indonésia chega ao Brasil e se reúne com chanceler

A chegada do embaixador para consultas significa descontentamento com as ações adotadas pelo governo da Indonésia

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 21/01/2015 às 18:20
Foto: Arquivo Pessoal
A chegada do embaixador para consultas significa descontentamento com as ações adotadas pelo governo da Indonésia - FOTO: Foto: Arquivo Pessoal
Leitura:

O embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares, reuniu-e na manhã de hoje (21) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário-geral do ministério, Sérgio França Danese. Soares chegou a Brasília três dias após a execução por fuzilamento, no último sábado, do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado à morte por tráfico de drogas na Indonésia.

O gesto diplomático de chamar o embaixador para consultas significa descontentamento com as ações adotadas pelo governo da Indonésia, que, antes da execução de Marco Archer, desconsiderou vários pedidos de clemência para o réu feitos pelo governo brasileiro.

Em nota, o governo brasileiro lembrava que, reconhecendo a gravidade dos crimes que levaram à condenação, e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésios, a presidenta tinha dirigido pessoalmente, na sexta-feira (16), um apelo humanitário ao presidente Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação de seu país.

“A presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo", diz a nota.

“O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países”, informou a nota, encerrando com a notícia  de que o governo estava chamando seu embaixador em Jacarta para consultas.

O último caso em que o governo lançou mão do mesmo gesto diplomático foi em julho de 2014, chamando para consultas o embaixador brasileiro em Israel, Henrique da Silveira Sardinha Pinto.

Na ocasião, o Itamaraty divulgou nota considerando inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina, que resultou em cerca de 2 mil mortes, e condenou “energicamente o uso desproporcional da força” por Israel na Faixa de Gaza. 

Últimas notícias