Crise

Após subir por dois dias, capacidade do Cantareira fica estável nesta quinta

Sistema opera com 5,2% de sua capacidade, que já inclui a segunda cota do volume morto

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 05/02/2015 às 9:56
Foto: Agência Brasil
Sistema opera com 5,2% de sua capacidade, que já inclui a segunda cota do volume morto - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

Após subir por dias consecutivos, a capacidade do Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista, permaneceu estável nesta quinta-feira (5). O sistema Alto Tietê também ficou estável, enquanto os demais reservatórios apresentam alta.

De acordo com o boletim divulgado pela Sabesp, o Cantareira opera com 5,2% de sua capacidade -que já inclui a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

O Cantareira é o reservatório que mais tem se beneficiado com as chuvas desde início de fevereiro. Com a chuva desta quarta, o sistema acumulou 10,4 mm de água. Até agora, o Cantareira acumula 54,8 mm de água -o que corresponde a 27,5% do volume esperado para este mês (199,1 mm).

ALTO TIETÊ

Já o nível do reservatório Alto Tietê, que também sofre as consequências da seca, opera com 11% de sua capacidade -o mesmo índice em relação ao dia anterior.

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

DEMAIS SISTEMAS

A represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, opera com 48,1% de sua capacidade após subir 0,2 ponto percentual. O reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, opera com 29,1% de sua capacidade após subir 0,7 ponto percentual.

Já o sistema Rio Grande, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 75,1% de sua capacidade após subir 0,3 ponto percentual. O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 30% de sua capacidade após subir 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Últimas notícias