Saúde

Casos de dengue crescem 57% em janeiro

O avanço ocorre fora da época que historicamente registra maior aumento na incidência da doença

Folhapress
Cadastrado por
Folhapress
Publicado em 06/02/2015 às 20:25
Foto: Claudio Fachel/ Palácio Piratinil
O avanço ocorre fora da época que historicamente registra maior aumento na incidência da doença - FOTO: Foto: Claudio Fachel/ Palácio Piratinil
Leitura:

O número de casos notificados de dengue no país cresceu 57% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com balanço do Ministério da Saúde.

No país, já foram notificados 40.916 casos -em janeiro do ano passado, eram 26.017. O avanço ocorre fora da época que historicamente registra maior aumento na incidência da doença, prevista para março e abril.

O aumento inesperado acendeu o alerta do governo federal em meio à crise no abastecimento de água -a região Sudeste concentra metade dos casos no país.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a crise hídrica, embora ainda não possa ser apontada como motivo para o maior número de casos, representa uma "preocupação adicional" neste ano.

"Não é problema guardar água, a questão é como fazer isso. É inquestionável que a crise hídrica apresenta situação de risco maior para a proliferação do mosquito."

Ao todo, 14 Estados tiveram aumento no número de casos. A pior situação ocorre no Acre. Em seguida estão Goiás e Mato Grosso do Sul.

No Acre, a maior parte dos casos, no entanto, fica em um só lugar: o município de Cruzeiro do Sul, que já teve 3.077 casos de dengue neste ano.

É quase como se metade da cidade tivesse tido a doença, segundo Milena Lopes, coordenadora de vigilância epidemiológica do município. Agora, a prefeitura realiza mutirões para combater criadouros do mosquito.

Uma ação de mobilização está marcada para este sábado (7) em todo o país -o chamado dia D contra a dengue e a chikungunya, transmitida pelo mesmo vetor.

No Estado de São Paulo, já são 17.612 casos notificados, número oito vezes maior que no mesmo período do ano passado, quando houve 2.134 registros de dengue. Trabiju, com 1.650 habitantes, tem a maior incidência da doença no país. Lá, a doença atinge 1 a cada 15 pessoas.

Segundo balanço do ministério, ao mesmo tempo em que houve aumento nas notificações, o número de casos graves da doença teve queda de 71,4% -de 49, passou a 14 em janeiro deste ano.

O número de mortes em decorrência da dengue também é menor, com apenas 6 casos registrados até o momento (eram 37 no início de 2014).

 

Últimas notícias