São Paulo

Com forte chuva, Cantareira recupera nível do início de dezembro

Até agora, choveu 228,4 mm mm, quando a média histórica para o mês é de 199,1 mm

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 17/02/2015 às 9:18
Foto: Sabesp/Divulgação
Até agora, choveu 228,4 mm mm, quando a média histórica para o mês é de 199,1 mm - FOTO: Foto: Sabesp/Divulgação
Leitura:

Com as fortes chuvas dos últimos dias, o sistema Cantareira recuperou nesta terça-feira (17) o índice que tinha no início de dezembro. De acordo com dados divulgados pela Sabesp, o reservatório opera com 8,3% de sua capacidade. Na segunda-feira (16), o índice era de 7,8%, dia em que foi registrado que as chuvas de fevereiro já superaram a média histórica para o mês na região.

Até agora, choveu 228,4 mm mm, quando a média histórica para o mês é de 199,1 mm. O sistema abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

Além da forte chuva, pode também ter contribuído para essa forte alta do Cantareira a redução da demanda, com a saída da cidade de cerca de 2 milhões de carros neste Carnaval --a frota total da cidade é de 7,9 milhões de veículos.

Conforme a Folha de S.Paulo noticiou na semana passada, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) estipulou o final de março como o prazo para a decisão se será ou não adotado um rodízio de água na região metropolitana de SP.

O jornal americano "The New York Times" publicou uma reportagem onde mostra a crise hídrica de São Paulo e como ela está associada com o crescimento desordenado da cidade e o desmatamento.

OUTROS RESERVATÓRIOS

Os mananciais do Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro também registram alta. O primeiro, que abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo, passou de 14,6% para 15,2%.

No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto, que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

Assim como o Cantareira, o Alto Tietê também já registrou chuva acima do esperado antes do encerramento do mês. A média histórica é de 192 mm em fevereiro, mas até agora já foram registrados 217 mm.

A represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, opera com 55,6% de sua capacidade, o que representa aumento de 0,3 ponto percentual em relação a segunda-feira.

O reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, opera com 34,7% de sua capacidade, após subir 0,2 ponto percentual.

O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 33,2% de sua capacidade. Na segunda-feira, o índice era de 32,8%.

Já o sistema Rio Grande, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 82% de sua capacidade. Na segunda, o índice era de 81,1%.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Últimas notícias