Sabesp

Cantareira sobe pela 7° dia consecutivo e atinge 6,7% de capacidade

Apesar das chuvas dos últimos dias não terem sido tão intensas na cabeceira, o Cantareira acumula 143,8 mm de água em fevereiro

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 12/02/2015 às 10:14
Foto: Divulgação/Sabesp
Apesar das chuvas dos últimos dias não terem sido tão intensas na cabeceira, o Cantareira acumula 143,8 mm de água em fevereiro - FOTO: Foto: Divulgação/Sabesp
Leitura:

Pelo sétimo dia consecutivo, o sistema Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista, ampliou a sua capacidade. Segundo boletim da Sabesp desta quinta-feira (12), o sistema opera com 6,7%, após subir 0,3 ponto percentual em relação ao índice do dia anterior.

Apesar das chuvas dos últimos dias não terem sido tão intensas na cabeceira, o Cantareira acumula 143,8 mm de água em fevereiro -o que corresponde a 72,2% da média histórica para o mês (199,1 mm).

O Cantareira já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

O volume de chuvas neste mês e a prometida obra de interligação da represa Billings com o sistema Alto Tietê, capaz de amenizar a demanda do sistema Cantareira, fizeram o governo Geraldo Alckmin (PSDB) adiar a decisão sobre a implantação do rodízio de água na Grande SP.

Se continuar chovendo bem até o fim de março e a conexão dos reservatórios for concluída até maio, com moradores abastecidos pelo Cantareira recebendo água também do Guarapiranga, a Sabesp considera viável atravessar sem rodízio o período seco, de abril a setembro.

ALTO TIETÊ

Já o nível do reservatório Alto Tietê, que também sofre as consequências da seca, opera com 13,2% de sua capacidade após subir 0,3 ponto percentual em relação ao dia anterior. O sistema acumula 122,5 mm de água -o equivale a 63,8% da média histórica do mês (192 mm).

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto, que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

DEMAIS SISTEMAS

A represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, opera com 55,2% de sua capacidade após subir 0,2 ponto percentual. Já o reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, opera com 34,3% de sua capacidade após subir 0,6 ponto percentual.

Já o sistema Rio Grande, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 79,8% de sua capacidade após subir 0,6 ponto percentual. O sistema acumula 11,2 mm de água -o que corresponde a 53,95% do volume esperado para fevereiro (206,1 mm).

O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 31,7% de sua capacidade após subir 0,3 ponto percentual em relação ao dia anterior. O sistema é que menos tem se beneficiado com as chuvas de fevereiro. Até agora, o manancial acumula apenas 43,4% do volume de água esperado para fevereiro (237,8 mm).

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Últimas notícias