Crise Hídrica

Reservatórios sobem de novo e Cantareira chega a quase 9%

Técnicos da Sabesp acreditam que, se o Cantareira chegar ao final de março com 10% de sua capacidade, já seria possível evitar a implantação de um rodízio na Grande SP

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 18/02/2015 às 12:07
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Técnicos da Sabesp acreditam que, se o Cantareira chegar ao final de março com 10% de sua capacidade, já seria possível evitar a implantação de um rodízio na Grande SP - FOTO: Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

As chuvas constantes fizeram os reservatórios registrarem novas altas nesta quarta-feira (18).

De acordo com dados da Sabesp, o Cantareira opera agora com 8,9% de sua capacidade. Na terça-feira (17), o índice era de 8,3%. Um dos motivos para essa melhoria no reservatório é que as chuvas de fevereiro já superaram a média histórica para o mês.

Segundo a Sabesp, até agora, choveu 257 mm mm, quando a média histórica para o mês é de 199,1 mm.

O sistema abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

Por conta das fortes chuvas de fevereiro, as represas de São Paulo recuperam nível de cinco meses atrás.

A expectativa do governo Geraldo Alckmin (PSDB) é que o manancial siga nesse forte ritmo de recuperação até o final de março, quando termina o período de chuvas.

Técnicos da Sabesp acreditam que, se o Cantareira chegar ao final de março com 10% de sua capacidade, já seria possível evitar a implantação de um rodízio na Grande SP.

OUTROS RESERVATÓRIOS

Já os mananciais do Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro também registram alta. O primeiro, que abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo, passou de 15,2% para 16,3%.

No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto, que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

A represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, opera com 56,3% de sua capacidade. Na terça-feira, o nível era de 55,6%.

O reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, opera com 35,3% de sua capacidade. O índice na terça era de 34,7%.

O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 34,6% de sua capacidade, após subir 0,4 ponto percentual.

Já o sistema Rio Grande, que atende a 1,5 milhão de pessoas, opera com 82,9% de sua capacidade após subir 0,9 ponto percentual.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Últimas notícias