temporal

Chuva causa congestionamento recorde em São Paulo

Município teve 294 quilômetros de vias engarrafadas

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 25/02/2015 às 22:36
Foto: AFP
Município teve 294 quilômetros de vias engarrafadas - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A forte chuva que atingiu o município de São Paulo, no final da tarde desta quarta-feira (25), causou o maior congestionamento do ano na cidade. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 19h, 33,8% das vias monitoradas da capital, equivalentes a 294 quilômetros (km), estavam congestionadas, superando o registrado em 7 de janeiro (28,7%, ou 181 km).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), todas as regiões da cidade saíram do estado de alerta – quando há extravasamento de algum rio – e permanecem apenas em estado de atenção. Mais cedo, a região central e as zonas leste e sul foram afetadas por inundações de córregos que transbordaram.

Segundo o CGE, foram registrados 96 milímetros em apenas uma hora de chuva na capital. As precipitações começaram na zona leste, por volta das 13h30, e se deslocou para a região do ABC. No trajeto, próximo à Vila Prudente, uma mudança climática manteve as nuvens sobre a região. As águas encheram a bacia do Rio Tamanduateí, que transbordou. O mesmo rio extravasou na altura do Mercado Municipal, na região central. Transbordamento também no córrego da Mooca, na altura da Avenida Professor Luiz Inácio de Anhaia Melo.

Segundo os meteorologistas do CGE, as chuvas devem persistirnas próximas horas, mas com menor intensidade do que as observadas ao longo da tarde. Como o solo já se encontra bastante encharcado, há risco de deslizamentos de terra. Pancadas de chuvas estão previstas para voltar a ocorrer no final da tarde de amanhã.

Últimas notícias