São Paulo

Haddad diz que ciclovias melhoram o trânsito em São Paulo

Segundo o último balanço do site da prefeitura, foram construídos 205 km de ciclovias, de 400 km prometidos pela gestão

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 20/03/2015 às 13:09
Foto: Fábio Arantes / SECOM
Segundo o último balanço do site da prefeitura, foram construídos 205 km de ciclovias, de 400 km prometidos pela gestão - FOTO: Foto: Fábio Arantes / SECOM
Leitura:

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta sexta-feira (20) que as ciclovias melhoram o trânsito na cidade. Na quinta-feira (19), a Justiça decidiu, em caráter liminar, que a gestão terá de paralisar as ciclovias em obras na cidade. A única exceção é a ciclovia da avenida Paulista.

Haddad afirmou que, na grande maioria das ciclovias, não foram feitos feitos estudos de impacto no trânsito porque faixas destinadas aos carros não foram retiradas. "90% das ciclovias foram colocadas em canteiros centrais ou em vagas de estacionamento", afirmou.

Segundo o prefeito, estudos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontam que vagas de estacionamentos em vias públicas pioram o trânsito porque motoristas são obrigados a parar o veículo para que outro estacione.

Com a ciclovia e sem as vagas, portanto, o fluxo dos veículos acabou melhorando, de acordo com o prefeito.

"Se você suprime uma das três faixas de rolamento, por exemplo, aí você faz um estudo de impacto, porque está tirando espaço do carro. Na grande maioria das ciclovias o espaço da faixa de rolamento não é suprimido", disse.

O prefeito afirmou, ainda, que enviará para a Justiça todos os estudos feitos pela CET sobre a implantação das faixas para ciclistas.

O QUE DIZ A DECISÃO JUDICIAL

A decisão da 5ª Vara de Fazenda Pública foi em resposta a pedido de liminar feito pela promotora Camila Mansour Magalhães da Silveira.

A argumentação da promotora é que a gestão Fernando Haddad (PT) não fez o planejamento necessário para a implantação da malha cicloviária.

O juiz Luiz Fernando Rodrigues Guerra acolheu o pedido justificando o efeito das ciclovias do trânsito de veículos.

"É de se entender como razoável a presença de prévio estudo de impacto viário global e local, de sorte a mitigar efeitos deletérios como o estrangulamento do tráfego de veículos em vias públicas", escreveu.

A multa para o caso de descumprimento da regra é de R$ 10 mil por dia.

Em relação à ciclovia da avenida Paulista, o juiz justificou a decisão afirmando que o trabalho no local "aparenta melhor estudo e planejamento, com informação prévia à comunidade em geral". Ele também escreveu que a utilização do canteiro central para a construção da via demonstra que houve preocupação em mitigar o trânsito.

Entre as ciclovias em construção que devem ser afetadas para decisão, está a da rua Amaral Gurgel, sob o Minhocão.

Segundo o último balanço do site da prefeitura, foram construídos 205 km de ciclovias, de 400 km prometidos pela gestão.

Últimas notícias