ACIDENTE

Rompimento de barragem em Minas deixa 17 mortos

De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 50 pessoas ficaram feridas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/11/2015 às 6:45
Divulgação/Corpo de Bombeiros/MG
De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 50 pessoas ficaram feridas - FOTO: Divulgação/Corpo de Bombeiros/MG
Leitura:

Ao menos 17 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas nessa quinta-feira (5) após o rompimento de uma barragem que continha rejeitos tóxicos de uma mineradora no município de Mariana, no Estado de Minas Gerais, informou à AFP o comandante local dos bombeiros, Adão Severino Junior.

"(Vítimas) fatais são 17. Desaparecidos já superam os 40, mas não é oficial", disse Adão Severino em entrevista por telefone a partir do distrito de Bento Rodrigues (23 km de Mariana), que ficou sepultado por toneladas de lama tóxica.

"As vítimas feridas passam de 50", acrescentou o bombeiro.

O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, cidade próxima à Mariana, também informou a morte de 17 pessoas com o rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, por volta das 16H20 local.

"A situação está preta. Está escuro, há muito barro. Há muita informação desencontrada e as buscas continuarão durante toda a noite", disse Adão Severino.

Várias casas de Bento Rodrigues, onde viviam cerca de 620 pessoas, ficaram cobertas pela lama até a altura do telhado, aparentemente após serem arrastadas por centenas de metros, revelaram imagens exibidas pela TV.

"Não há qualquer possibilidade de se sobreviver sob este material", assinalou Adão Severino.

Os feridos resgatados até o momento estão sendo atendidos nos hospitais de Mariana e do distrito de Santa Rita Durão.

A única vítima fatal confirmada até o momento é um homem que morreu de infarto ao chegar ao local do acidente e ver o que ocorreu, disse à AFP Ronaldo Bento, presidente do sindicato dos  Trabalhadores da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, revelou à AFP que "a situação é muito difícil porque não conseguimos chegar até o local. O máximo que pudemos chegar foi a mais ou menos 500 metros. Não dá para avançar mais por causa do barro". 

"Não podemos dizer o que acontece".

Vários moradores de Bento Rodrigues permaneciam refugiados nos telhados de casas a espera de socorro.

Segundo Adão Severino, "várias pessoas estão desaparecidas sob a lama", que cobriu 80% do distrito, ainda ameaçado por novos deslizamentos.

"Sobrevoamos toda a região. Todos os caminhos foram obstruídos pela lama", informou um oficial da polícia mineira.

- Danos ambientais -

O sindicalista Ronaldo Bento disse que a área de uma das barragens equivale a 10 campos de futebol e recebia "rejeitos de mineral, barro tóxico que contamina o meio ambiente".

A Samarco, que pertence à Vale e a australiana BHP Billiton, é a responsável pela exploração da unidade.

"Mobilizamos todos, absolutamente todos os esforços necessários para priorizar a atenção e a integridade das pessoas que estavam trabalhando no local ou que residem próximo às barragens", disse o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, em um vídeo publicado no Youtube.

"Também não estamos medindo esforços para conter os danos ambientais".

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, expressou sua consternação e disse que a Defesa Civil e outros órgãos "estão fazendo todos os esforços para prestar os primeiros socorros e toda a atenção necessária à população do distrito...".

Últimas notícias