Clima

Desmatamento na Amazônia aumentou 16% no ano passado

Os estados do Amazonas (54%), Rondônia (41%) e Mato Grosso (40%) impulsionaram o aumento da taxa

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/12/2015 às 16:10
Foto:  Wilson Dias/ Agência Brasil
Os estados do Amazonas (54%), Rondônia (41%) e Mato Grosso (40%) impulsionaram o aumento da taxa - FOTO: Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Leitura:

O Brasil, que quer eliminar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030, registrou um aumento de 16% da derrubada de árvores no último ano, uma alta que segundo ambientalistas poderia colocar em risco esse objetivo.  Entre julho de 2014 e agosto de 2015, a área desmatada cresceu até 5.831 km2, a partir de um dado anterior de 5.012 km2, explicou o ministério do Meio Ambiente. Os estados do Amazonas (54%), Rondônia (41%) e Mato Grosso (40%) impulsionaram o aumento da taxa, segundo o relatório, num ano em que o estado aumentou os recursos para controlar o desmatamento ilegal. "Temos que investigar o que está acontecendo", disse a ministra Izabella Teixeira ao apresentar os dados. 

"Vamos pedir aos estados que nos digam, de um ponto de vista formal, o que autorizaram e o que foi ilegal", afirmou a ministra.  Segundo informações técnicas preliminares da pasta, o aumento deve-se à expansão da pecuária e também da agricultura nesses estados.  Os dados foram divulgados às vésperas da Conferência do Clima de Paris (COP21), para onde o Brasil leva a meta de reduzir as emissões de gases poluentes em 37% até 2025 e 43% até 2030 em comparação aos níveis de 2005, e de eliminar o desmatamento ilegal na Amazônia.  

O aumento da área desmatada "pode prejudicar as metas já pouco ambiciosas do governo brasileiro para a redução do bioma", denunciou nesta sexta-feira a organização não-governamental Greenpeace, que acompanha há décadas as atividades que destroem a Amazônia no Brasil.  "Após esforços da sociedade e do próprio governo, o desmatamento saiu o limite dos 27.000 km2, em 2004, para a faixa dos 5.000", afirmou Cristiane Mazzetti, da campanha Amazônia do Greenpeace, citada em comunicado.

A ambientalista reclama que o governo demarcou poucas terras indígenas que, convertidas em unidades de conservação, ajudam a proteger a mata, e que o país assiste ao avanço no Congresso de um projeto de emenda constitucional que colocaria em risco o processo de demarcação de terras indígenas, em benefício dos produtores rurais da região. 

Últimas notícias