INTOLERÂNCIA

Miriam Leitão denuncia agressão de petistas durante voo ao Rio

Jornalista relata ameaças e xingamentos durante viagem de avião no dia do congresso do PT

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/06/2017 às 12:50
Foto: Reprodução/Facebook
Jornalista relata ameaças e xingamentos durante viagem de avião no dia do congresso do PT - FOTO: Foto: Reprodução/Facebook
Leitura:

A jornalista Miriam Leitão utilizou o seu blog, nesta terça-feira (13), para desabafar sobre uma agressão, segundo ela, cometida por 'profissionais do partido". Repórter da Rede Globo, escritora e uma das mais importantes colunistas de Economia do País, Miriam e a emissora foram alvos de acusações durante uma viagem entre Brasília e o Rio de Janeiro, no último dia 3 de junho, logo após o Congresso do PT.

"Fui ameaçada, tive meu nome achincalhado e fui acusada de ter defendido posições que não defendo", escreveu. Segundo o relato, "foram duas horas de gritos, xingamentos e palavras de ordem".

"Antes de chegar ao portão, fui comprar água e ouvi gritos do outro lado. Olhei instintivamente e vi que um grupo me dirigia ofensas. O barulho parou em seguida, e achei que embarcariam em outro voo. Fui uma das primeiras a entrar no avião e me sentei na 15C. Logo depois eles entraram e começaram as hostilidades antes mesmo de sentarem. Por coincidência, estavam todos, talvez uns 20, em cadeiras próximas de mim. Alguns à minha frente, outros do lado, outros atrás. Alguns mais silenciosos me dirigiram olhares de ódio ou risos debochados, outros lançavam ofensas. - Terrorista, terrorista, gritaram alguns", desabafou Leitão no espaço destinado a colunas econômicas no site do O Globo.

Companhia aérea

Indignada com a "leniência" da empresa Avianca sobre os ataques, a jornalista disse ter permanecido calada enquanto era acusada durante ao longo do trecho. Conforme ela informa, nada foi feito pelo piloto ou a comissão de bordo, que apenas pediram para que ela trocasse de lugar.

No que conta Miriam, o grupo era formado por cerca de 20 pessoas, que estavam inflamadas pelos discursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não acho que o PT é isso, mas repito que os protagonistas desse ataque de ódio eram profissionais do partido. Lula citou, mais de uma vez, meu nome em comícios ou reuniões partidárias. Como fez nesse último fim de semana. É um erro. Não devo ser alvo do partido, nem do seu líder. Sou apenas uma jornalista e continuarei fazendo meu trabalho".

Resposta do PT

Em nota, "o Partido dos Trabalhadores lamenta o constrangimento sofrido pela jornalista Miriam Leitão no voo entre Brasília e o Rio de Janeiro no último dia 3 de junho, conforme relatado por ela em sua coluna de hoje. Orientamos nossa militância a não realizar manifestações políticas em locais impróprios e a não agredir qualquer pessoa por suas posições políticas, ideológicas ou por qualquer outro motivo, como confundi-las com as empresas para as quais trabalhem". 

O partido, no entanto, esclarece que não pode "deixar de ressaltar que a Rede Globo, empresa para a qual trabalha a jornalista Miriam Leitão, é, em grande medida, responsável pelo clima de radicalização e até de ódio por que passa o Brasil, e em nada tem contribuído para amenizar esse clima do qual é partícipe. O PT não fará com a Globo o que a Globo faz com o PT", esclarece a nota assinada pela senadora e presidente do partido Gleisi Hoffmann.

Últimas notícias