BAHIA

Manchas de petróleo: Governo da Bahia vai decretar estado de calamidade

Oito cidades baianas foram atingidas pelas manchas de petróleo cru

Do Correio para a Rede Nordeste
Cadastrado por
Do Correio para a Rede Nordeste
Publicado em 12/10/2019 às 21:26
Reprodução/ Instituto Verde Luz
Oito cidades baianas foram atingidas pelas manchas de petróleo cru - FOTO: Reprodução/ Instituto Verde Luz
Leitura:

O governador em exercício, João Leão (PP), afirmou, no início da tarde deste sábado (12), que o governo do estado vai decretar situação de calamidade pública nas cidades que foram atingidas pelo petróleo cru que chegou às praias do Nordeste. Na Bahia, oito cidades, incluindo Salvador, foram afetadas desde o início de outubro. 

"Vamos trabalhar e cuidar disso, tomar conta. Vamos ter responsabilidade e chamar os prefeitos para participar e não deixar sequer uma manchinha de óleo na Bahia", afirmou Leão, após uma reunião na sede da superintendência do Ibama na Bahia.
Ainda acordo com ele, o estado vai ajudar na compra dos materiais para fazer a retirada do petróleo cru das praias, a exemplo de luvas, botas e vassouras.

Em pouco mais de uma semana, a mancha de petróleo cru percorreu cerca de 200 Km da costa baiana e atingiu oito cidades. O Ibama aponta que é difícil rastrear o trajeto da mancha porque ela se locomove abaixo da superfície da água e não é visível com o sobrevoo.

Em todo o Nordeste, o petróleo já alcançou 12 áreas de proteção ambiental. A última foi a Reserva Extrativista (Resex) Curupuru, no Maranhão. 

O que fazer

Em Salvador, a prefeitura divulgou recomendações para quem encontrar manchas de petróleo na praia. Inicialmente, a indicação inicial é evitar ir às praias afetadas. Nadar e praticar esportes aquáticos nos locais com o resíduo também não é recomendado. Já quem encontrar algum animal ferido ou em contato com o com petróleo, deve ligar para Polícia Ambiental (190) ou a Guarda Civil Municipal, no telefone 3202-5312.

Os agentes de limpeza da Prefeitura, por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), estão de plantão 24h em todas as praias da capital. Quem desejar acionar o serviço deve entrar em contato com o 156.

As unidades básicas de saúde também estão preparadas para atender a população. Em caso de reação alérgica ao toque ou ingestão do óleo, o ideal é procurar o atendimento médico imediatamente.

Saiba onde foi encontrado em Pernambuco

Boa Viagem - Recife

Praia Del Chifre - Olinda

Candeias - Jaboatão dos Guararapes

Piedade - Jaboatão dos Guararapes

Praias de Gamboa - Ipojuca

Praia de Nossa Senhora do Ó - Ipojuca

Porto de Galinhas - Ipojuca

Pau Amarelo - Paulista

Conceição - Paulista

Carneiros - Tamandaré

Tamandaré - Tamandaré

Ilha Cocaia - Cabo de Santo Agostinho

Praia do Paiva - Cabo de Santo Agostinho

Praia do Forte Orange - Ilha de Itamaracá

Catuama - Goiana

Ponta de Pedras - Goiana

Veja o que fazer se encontrar animais com as manchas

1. Não entre em contato com o óleo. Perigo de alta toxidade! Não tente limpar com sabão, areia, ou qualquer produto químico. Essas substâncias podem disseminar a contaminação do óleo no ambiente e no animal;

2. Não devolva o animal ao mar. Animais encalhados precisam de avaliação clínica especializada. Caso devolvido sem cuidados adequados, o animal poderá encalhar novamente;

3. Isole a área, evite barulho, conversas, e movimentos que possam estressar o animal. Não alimente e nem force a ingestão de líquidos;

4. Proteja o animal do sol (com guarda-sol, panos limpos) e aguarde a chegada da equipe de resgate.

Telefones úteis em Pernambuco

Em Pernambuco, caso você encontre animais com manchas de óleo, ligue para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), através do telefone (81) 3181-8817 ou para a Capitania dos Portos de Pernambuco, pelo telefone (81) 3334-5203.

Localidades afetadas

Para saber quais foram as localidades afetadas no Nordeste para clicar aqui.

Últimas notícias