petroleiro

Conheça os 'navios fantasmas', suspeitos de derramar óleo no Nordeste

Apesar do nome, navios não têm nada de assombrados; entenda

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/10/2019 às 10:20
Foto Ilustrativa: Pixabay
Apesar do nome, navios não têm nada de assombrados; entenda - FOTO: Foto Ilustrativa: Pixabay
Leitura:

O derramamento de óleo no mar, que afeta mais de 160 praias do Nordeste desde o início de setembro, traz à tona algumas possibilidades sobre a origem de uma das maiores tragédias ambientais do Brasil. Uma deles é de que o vazamento tenha sido provocado por uma espécie de "navio fantasma".

Os chamados navios fantasmas do século 21 não são embarcações mal-assombradas, mas aquelas que procuram navegar sem registro oficial. Para isso, trocam de nome e até desligam o transponder. O aparelho, obrigatório em todas as embarcações, registra a localização em tempo real de cada navio.

"Historicamente, parte do petróleo produzido sempre foi comercializado por canais não oficiais", explica o economista Edmar Almeida, da Universidade Federal do Rio (UFRJ). "Tanto é que nas estatísticas do petróleo há diferença entre o que é declarado como produção e o que é declarado como consumo." Segundo ele, isso pode ocorrer por várias razões, como roubo e tráfico de combustível, guerras e conflitos internacionais ou sanções econômicas.

Coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (USP), Alberto Pfeifer diz que as sanções americanas à Venezuela e a países que comercializem com ela "podem estar estimulando a marginalidade".

"Na surdina"

Os navios fantasmas costumam usar rotas menos conhecidas. Com isso, ficam mais vulneráveis a contratempos. Um eventual derramamento de óleo pode ocorrer por acidente ou pelo descarte de mercadoria irregular para evitar flagrantes. "O tráfico de combustível é uma das cinco atividades ilícitas mais lucrativas, atrás de drogas, armas, pessoas e animais", diz o especialista venezuelano Rafael Villa, do Instituto de Relações Internacionais da USP. "E sabemos que na Venezuela um dos graves problemas é o contrabando de combustível."

Tragédia ambiental

Um golfinho foi encontrado morto e com manchas de óleo no corpo, no último sábado (12), em uma praia do município de Feliz Deserto, no litoral sul de Alagoas. A informação é do Instituto Biota de Conservação, que fez o recolhimento do golfinho para necropsia. Segundo relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), 13 tartarugas e uma ave já morreram oleadas no litoral nordestino até o sábado. 

Ainda de acordo com o Ibama, até sábado foram 161 praias atingidas em 72 municípios dos nove estados da região Nordeste. 

Localidades afetadas

Para saber quais foram as localidades afetadas no Nordeste para clicar aqui.

Últimas notícias