PROBLEMA

Senado irá propor força-tarefa com estados afetados pelas manchas de petróleo no Nordeste

Desde o início de setembro as manchas estão sendo vistas em praias do Nordeste

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/10/2019 às 17:37
Foto: Adema/Governo de Sergipe
Desde o início de setembro as manchas estão sendo vistas em praias do Nordeste - FOTO: Foto: Adema/Governo de Sergipe
Leitura:

O Senado deverá sugerir uma força-tarefa com estados do Nordeste afetados por manchas de petróleo para tratar de forma coordenada o derramamento da substância. O senador Jaques Wagner (PT-BA) disse que essa força-tarefa deve contar com a Casa Civil, os ministérios de Meio Ambiente, Minas e Energia, Justiça, Defesa, Saúde e da Secretaria de Aquicultura e Pesca.

Além dos ministérios e da secretaria, também foi recomendada a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), da Petrobras, da Força Aérea, Marinha e de indicados pelos estados afetados.

"O governo federal está trabalhando descoordenadamente porque, até hoje, ainda não conseguiram a origem, qual extensão ainda pode ter e qual o volume de óleo derramado", criticou Jaques.

Segundo o vice-líder do governo, senado Chico Rodrigues, a União está empenhada em resolver o problema. "Mais do que investigar a origem, para isso é que tem satélites, que tem rotas de navios, o mais importante de tudo é procurar mitigar o problema. Ou seja, tentar resolver o problema para diminuir a gravidade ambiental", comentou.

Manchas

Desde o dia 2 de setembro, manchas de petróleo cru estão sendo vistas nas praias do Nordeste. Foram retiradas mais de 200 toneladas da substância e mais de 130 localidades foram afetadas.

A origem da substância ainda é desconhecida. Até o momento, o Ibama contabilizou 25 animais afetados pelo petróleo.

Localidades afetadas

Para saber quais foram as localidades afetadas no Nordeste para clicar aqui.

Últimas notícias