Podcast

O Fato É... debate energia nuclear no Brasil e em Pernambuco

Programa conta com apresentação de Leonardo Spinelli e Thiago Wagner

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/10/2019 às 22:35
Arte: JC
Programa conta com apresentação de Leonardo Spinelli e Thiago Wagner - FOTO: Arte: JC
Leitura:

No programa O Fato É... desta semana, Leonardo Spinelli e Thiago Wagner falam sobre geração de energia e de seus impactos sobre o meio ambiente. A conversa começa sobre a necessidade de as pessoas reduzirem as suas pegadas de carbono e isso tem a ver com o consumo de combustíveis fósseis. A partir daí, a energia nuclear é discutida com maior profundidade por causa de um movimento que acontece atualmente em Pernambuco sobre a possível instalação de uma usina no município de Itacuruba, no Sertão do Estado.

Sobre o tema são ouvidos o professor de física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Antônio Miranda, que dá uma pequena aula sobre fissão e fusão nuclear e como as estrelas produzem todos os elementos químicos que nos rodeiam. Depois dele são ouvidos os deputados estaduais Alberto Feitosa e Wanderson Florêncio, um a favor e outro contra a instalação da usina nuclear no interior de Pernambuco. O empresário do setor de energia eólica Maurício Carneiro Leão fala de como as diversas formas de geração de energia são complementares e o advogado Antônio Mário de Abreu Pinto opina sobre a janela de oportunidade para Pernambuco com a possível instalação do empreendimento planejado pelo governo federal.

O especialista Carlos Mariz fala de como a energia nuclear é perfeitamente administrável e o professor Heitor Scalambrini, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), só não chama energia nuclear de arroz doce. Até o frei da Paróquia de Angra dos Reis é ouvido no episódio. A polêmica está posta, boa audição para todos.

ONDE ACHAR O PROGRAMA

O Fato é está disponível nas principais lojas de podcasts, como Spotify, Google Podcast, Apple Podcast, Hearthis, Addicted, na página da Rádio Jornal. Segue a gente no Twitter @O_Fato_Eh ou mande um e-mail no [email protected].

Últimas notícias