FIGURAS IMPORTANTES

Dia da Consciência Negra: Conheça personalidades importantes na história

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta quarta-feira (20)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/11/2019 às 7:30
Fotos: Acervo do Museu Antonio Parreiras e Academia Brasileira de Letras
O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta quarta-feira (20) - FOTO: Fotos: Acervo do Museu Antonio Parreiras e Academia Brasileira de Letras
Leitura:

O dia 20 de novembro foi escolhido para ser o Dia da Consciência Negra por conta da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. Zumbi foi uma das figuras mais importantes no período da escravidão no Brasil. Além do líder quilombola, outras personalidades negras marcaram a história não só do Brasil, como do mundo. O Jornal do Commercio preparou uma lista com 10 figuras importantes brasileiras e internacionais.

Confira

Pelé - Uma das figuras mais conhecidas no mundo, o rei do futebol é uma importante personalidade negra. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu no dia 23 de outubro de 1940, em Três Corações, Minas Gerais. Eleito atleta do século, ele é tem em seu vasto currículo dentro dos campos três copas do mundo (1958, 1962 e 1970). Em 2018, foi criada a The Pelé Foundation, para capacitar crianças, especificamente em torno da pobreza e educação.

Foto: Reprodução/ Instagram
 

Machado de Assis - O escritor e um dos grandes nomes da literatura brasileira nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. Em 1855, publicou seu primeiro poema, “Ela”, após se tornar colaborador do jornal Marmota Fluminense. Seu primeiro romance, “Ressurreição”, só foi publicado em 1872. Machado de Assis é autor de obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.

Foto: Academia Brasileira de Letras
 

Martin Luther King - Doutor em filosofia pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, Martin Luther King é um dos grandes nomes da luta pelos direitos dos negros nos EUA. Ele nasceu em 1929 e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Durante um discurso proferido no dia 28 de agosto de 1963, o ativista declarou que um dos seus sonhos era ver seus filhos “julgados pelo caráter, e não pela cor da pele”.

Foto: AFP
  

Barack Obama - O político norte-americano nasceu em 1961, no Havaí, e foi o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, País no qual governou por dois mandatos (2009 a 2017). Obama atuou em organizações sociais e é um grande defensor dos direitos civis.

Foto: AFP

Elza Soares - A cantora é um dos maiores nomes da música brasileira. Elza nasceu em 1937 no Rio de Janeiro e é filha de uma lavadeira e de um operário. Dona de uma voz rouca e potente, ela enfrentou a resistência do marido e do filho para cantar no rádio. A cantora emplacou vários sucessos, como a música “Dentro de cada um”.

Nelson Mandela - O ex-presidente da África do Sul foi líder do movimento contra o Apartheid e um dos símbolos da luta pelos Direitos Humanos. Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918, em Mvezo, África do Sul. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela luta contra o regime de segregação racial.

Foto: Wikimedia Commons
 

Chimamanda Ngozi Adichie - A nigeriana nasceu em 1977 e, hoje, Chimamanda é um dos nomes mais conhecidos do feminismo. Ela é autora de livros como Americanah, que foi finalista do National Book Critics Circle Award e nomeado pelo jornal norte-americano The New York Times um dos dez melhores livros de 2013.

Ruth de Souza - A brasileira nasceu em 12 de maio de 1921, no Rio de Janeiro. Ruth foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ela participou de mais de 30 novelas, como O Bem-Amado, Helena e Sinhá Moça.

Viola Davis - A atriz norte-americana nasceu na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, no dia 11 de agosto de 1965. Apesar de ter a infância marcada pela pobreza, Viola descobriu a paixão pelos palcos na escola. A artista frequentou a prestigiada Juilliard School e ganhou destaque na Broadway. Sua primeira aparição no cinema foi no filme The Substance Of Fire, em 1996. Viola é a primeira mulher negra a conquistar o Oscar, por seu trabalho em Histórias Cruzadas, Tony, com King Hedley II e Um limite entre nós, e Emmy, pela série How To Get Away With Murder.

Milton Nascimento - O primeiro álbum do cantor brasileiro foi lançado quando ele ainda participava do grupo Milton Nascimento e seu Conjunto, em 1960. Em 1969, o cantor gravou o disco “Milton Nascimento”, com músicas que se tornaram grandes sucessos, como Beco do Mota e Pai Grande. O álbum intitulado de Nascimento recebeu o Grammy de Melhor Álbum de World Music em 1998.

Últimas notícias