ARRISCADO

Chá de sene, receita que viralizou, precisa ser usado com acompanhamento médico

Em receita publicada no YouTube, mulher mistura uvas passas, ameixas e sene a 200m de água morna

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/01/2020 às 16:51
Foto: Reprodução
Em receita publicada no YouTube, mulher mistura uvas passas, ameixas e sene a 200m de água morna - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Um vídeo publicado há nove meses no canal do YouTube Diva aos 50, que tem mais de 800 mil inscritos, virou assunto na internet nos últimos dias por motivos inusitados. Nele, a dona do canal, Maria da Paz, ensina a preparar um chá de sene para emagrecimento com diversos ingredientes, prometendo eliminar até 20 kg rapidamente. Os comentários de quem testou a receita são hilários e viralizaram na internet. 

>>> Quer mais dicas de saúde e bem-estar? Acompanhe os blogs Casa Saudável e Vida Fit 

O vídeo já tem mais de 18 mil comentários, alguns impublicáveis. O internauta com nome de usuário Gamer Excêntrico comentou “‘Se não der certo você vai precisar procurar um médico’, e se der certo liga pra ambulância!”, citando uma fala da dona do canal. O usuário Marcus Marvnn sugeriu “Quando tiver uma guerra a gente tem que infiltrar essa senhora na cozinha dos inimigos”. E também teve quem considerou a ideia de tomar a “receita milagrosa”: “A vontade de testar é grande, mas o medo de dar certo é maior ainda”, escreveu Elloyza Cardoso. 

Método arriscado

Senna alexandrina Mill é o nome científico da planta popularmente conhecida por sene e pertencente à família botânica Fabaceae.

O método ensinado pela dona do canal, porém, é arriscado, uma vez que a planta normalmente utilizada para tratar problemas de constipação. A receita apresentada pela youtuber mistura uvas passas, ameixas e sene a 200 ml de água morna. Na descrição do vídeo, ela deixa um alerta. “Atenção, meus amores, se fizer a receita milagrosa, vocês não sai de casa", escreveu. 

A reportagem do JC conversou com a nutricionista Laís Sousa sobre a utilização de sene. “Sene é recomendada para constipação. Atua no intestino grosso, no entanto o chá em excesso pode destruir os plexos neurais e o intestino pode ficar mais constipado com o uso a longo prazo. Ele também pode desencadear em uma nefrite ou colite ulcerativa por isso deve ser utilizado em períodos curtos e com acompanhamento de profissionais”, explicou. 

Na “receita milagrosa” do canal Diva aos 50, a planta é ainda acompanhada de outros ingredientes. Laís destaca que sene não é recomendada para este fim. “Não atua como um chá que favorece o processo de emagrecimento”, frisa. Quanto à receita publicada no YouTube, a nutricionista faz outro alerta. “É tudo muito laxante pode ter uma hiportemia e desidratação”, afirmou.

Últimas notícias