MEC

Ministro da Educação diz ter identificado erro em 6 mil provas do Enem; Sisu 2020 abrirá com prazo maior

O Sisu 2020 estará aberto de terça-feira (21) até domingo (26)

Estadão Conteúdo e ABr
Cadastrado por
Estadão Conteúdo e ABr
Publicado em 20/01/2020 às 18:43
Leo Motta/JC Imagem
FOTO: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta segunda-feira (20) que a falha de correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atingiu 6 mil provas e reforçou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 abrirá nesta terça-feira (21) conforme previsto inicialmente. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que mais de 75 mil candidatos pediram a recorreção da prova e que todos os casos foram analisados, mas os erros só foram constatados para 6 mil pessoas.

>> MEC aumenta em dois dias prazo de inscrição no Sisu

O anúncio foi feito pelo ministro na tarde desta segunda em sua conta do Twitter. "Ninguém será prejudicado! O Sisu abrirá amanhã e terá mais dois dias além do previsto, ou seja, vai até domingo. Novamente, pedimos desculpas pelo susto", disse Weintraub.

Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disseram ter encontrado mais de um tipo de falha na correção. Inicialmente, o governo disse que o problema ocorreu por erro na identificação dos cartões de resposta dos candidatos e da respectiva cor das provas que fizeram. A falha teria ocorrido na gráfica, a empresa Valid: os arquivos com essas informações foram repassadas ao Inep com divergências. Ou seja, o aluno fez a prova de uma cor, mas a nota foi corrigida como se fosse de outra.

Leo Motta/JC Imagem
Neste domingo (10) foi realizada a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem
Muita gente correu para não perder a prova - Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem
Muita mesmo - Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem
Estudantes responderam questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias... - Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem
E Matemática e suas tecnologias. - Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem
- Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem
- Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem
- Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem
- Leo Motta/JC Imagem
Leo Motta/JC Imagem
- Leo Motta/JC Imagem

Segundo os servidores também houve problema com a utilização de um cartão de respostas reserva. Eles afirmam que essas falhas poderiam ter sido identificadas antes da divulgação das notas.

Sisu ficará aberto por mais dois dias

O Sisu 2020 estará aberto de terça-feira (21) até domingo (26), ou seja, por mais dois dias, por causa das falhas ocorridas na correção de algumas provas do Enem.

Esta edição do sistema vai ofertar mais de 237 mil vagas em 128 instituições públicas brasileiras. Conforme o MEC, está mantida a data de divulgação do resultado, 28 de janeiro. Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Leia mais no Blog do Fera.

Últimas notícias