Faixa de Gaza

Fatah acusa Hamas de ser responsável por ataques em Gaza

Comitê Central do Fatah condena os crimes que ocorreram contra seus membros

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 07/11/2014 às 11:46
Leitura:

O Fatah, do presidente palestino Mahmud Abbas, acusou nesta na sexta-feira o seu adversário islâmico Hamas de ser responsável pelos ataques que tiveram como alvos as casas de vários líderes de seu partido na Faixa de Gaza.

"O Comitê Central do Fatah condena os crimes que ocorreram esta manhã (sexta-feira) contra seus membros e acusa o Hamas de ser responsável por esses crimes", declarou um líder do Fatah, Nasser al-Qidwa, durante uma entrevista coletiva em Ramallah, na Cisjordânia ocupada.

Hussein al-Sheikh, outro membro da liderança do Fatah, disse que "não há dúvida de que o Hamas é responsável pelo que aconteceu contra os líderes do Fatah". O Hamas rapidamente condenou os ataques ocorridos antes do amanhecer. Mas, segundo Azzam al-Ahmad, chefe do Fatah encarregado pela reconciliação com o grupo islâmico, "isso não exime o Hamas de assumir a total responsabilidade".

"Desde ontem à noite havia sinais, declarações do Hamas contra o Fatah e Mahmud Abbas. A mais significativa foi a de um grupo de militares do Hamas anunciando que acabariam com as comemorações planejadas por ocasião do décimo aniversário da morte do presidente Yasser Arafat", acrescentou.

Uma das explosões teve como alvo um palanque montado ao oeste de Gaza por ocasião do 10º aniversário da morte de Yasser Arafat, o principal fundador do Fatah. Esta é a primeira vez em anos que o aniversário da morte de Arafat será marcado publicamente em Gaza, que o Hamas assumiu o controle ao custo de uma guerra civil com o Fatah em 2007.

O Hamas teoricamente cedeu o poder em Gaza em 2 de junho a um governo de personalidades independentes, nascido de sua reconciliação com o Fatah. "Nós não estamos lançando acusações ao ar contra o Hamas. Temos informações de que a fonte (dos ataques) está nas forças armadas do Hamas, e espero que o Hamas descobra", ressaltou Ahmad.

Últimas notícias