áfrica

EUA consternados por legislação anti-homossexual na Gâmbia

O texto pode permitir condenar à prisão perpétua pessoas soropositivas ou que vivam abertamente sua homossexualidade

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 24/11/2014 às 15:56
Foto: ABr
O texto pode permitir condenar à prisão perpétua pessoas soropositivas ou que vivam abertamente sua homossexualidade - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

O governo dos Estados Unidos expressou nesta segunda-feira (24) sua profunda preocupação e consternação por uma nova lei que endurece a repressão contra os homossexuais na Gâmbia, onde já eram hostilizados e humilhados há anos.

O texto, aprovado em agosto pela Assembleia Geral gambiana, está redigido em termos vagos. Pode permitir condenar à prisão perpétua pessoas soropositivas ou que vivam abertamente sua homossexualidade. Até esse momento a homossexualidade podia ser punida com 14 anos de prisão.

"Estamos consternados com a decisão do presidente (Yahya) Jammeh de assinar uma lei que reduz ainda mais os direitos das pessoas da comunidade LGTB (lésbicas, gays, bissexuais e transgênero) e estamos profundamente preocupados com as recentes detenções de pessoas suspeitas de ser homossexuais na Gâmbia", afirmou o departamento de Estado em um comunicado.

"Os Estados Unidos se opõem a qualquer legislação que criminalize uma relação consensual entre adultos", acrescenta o comunicado. "Pedimos que o governo da Gâmbia não detenha pessoas apenas por sua suposta orientação sexual, e que proteja os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os cidadãos".

Várias pessoas foram detidas na semana passada na Gâmbia durante uma operação contra homossexuais, segundo a Anistia Internacional, que acusa as autoridades de tê-las torturado.

Últimas notícias