Nigéria

Boko Haram conquista mais uma cidade no nordeste da Nigéria

Ataque provocou várias mortes, de acordo com fontes municipais, que não revelaram detalhes

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 25/11/2014 às 8:34
Leitura:

O grupo islamita Boko Haram conquistou na segunda-feira o controle de Damasak, uma cidade do nordeste da Nigéria, na fronteira com Níger, o que provocou a fuga de centenas de habitantes, informaram nesta terça-feira fontes políticas e judiciais. O ataque provocou várias mortes, de acordo com fontes municipais, que não revelaram detalhes.

Os soldados nigerianos fugiram com parte da população e se refugiaram em Níger, afirmou o senador Maina Ma'aji, representante do estado de Borno, epicentro da insurreição do Boko Haram. Os combatentes islamitas se disfarçaram de comerciantes para entrar na cidade, que fica a uma centena de quilômetros da margem oeste do Lago Chade, segundo o senador.

"Não resta um só homem em Damasak. O Boko Haram controla a cidade porque todos os homens e os soldados fugiram", disse o senador por telefone à AFP. Desde o início do ano, a milícia islamita assumiu o controle de 20 cidades nos estados de Borno, Adamawa e Yobe, onde afirma ter instaurado um "califado islâmico".

Na segunda-feira, o sultão de Sokoto, líder dos muçulmanos da Nigéria, acusou o exército de fugir covardemente ante os ataques do Boko Haram na região nordeste do país. Mais de 13.000 pessoas morreram desde o início da insurreição do Boko Haram em 2009, que deixou 1,5 milhão de deslocados.

Últimas notícias