Hong Kong

Líderes pró-democracia de Hong Kong cogitam deixar locais ocupados

Vários líderes do movimento se declararam a favor do fim das manifestações e se entregaram simbolicamente à polícia

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 04/12/2014 às 11:16
Foto: AFP
Vários líderes do movimento se declararam a favor do fim das manifestações e se entregaram simbolicamente à polícia - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Os líderes estudantis do movimento pró-democracia de Hong Kong anunciaram nesta quinta-feira que decidirão nos próximos dias se deixarão os locais que ocupam há mais de dois meses na antiga colônia britânica.

Vários líderes do movimento se declararam a favor do fim das manifestações e se entregaram simbolicamente à polícia. Dezenas de milhares de manifestantes saíram às ruas em 28 de setembro para exigir a instauração de um verdadeiro sufrágio universal, mas seu número foi diminuindo com o passar das semanas.

Atualmente ainda ocupam dois bairros deste território semiautônomo chinês, mas o apoio da opinião pública caiu. Yvonne Leung, da Federação de Estudantes de Hong Kong (HKFS), explicou a uma rádio local que uma decisão será tomada rapidamente.

"É preciso tomar uma decisão sobre ficar ou ir. Em menos de uma semana precisamos ter decidido", afirmou. Tommy Cheung, outro membro do HKFS, confirmou. Até agora os estudantes sempre se negaram a deter as ocupações sem contrapartidas das autoridades.

Joshua Wong, do grupo Scholarism, um dos porta-vozes da "Revolução dos Guarda-Chuvas", em greve de fome desde terça-feira junto com outros quatro estudantes, declarou nesta quinta-feira que continuará com os protestos.

Esta é a pior crise da ex-colônia britânica desde sua restituição a Pequim, em 1997. A China aprovou o princípio de "uma voz, um voto" para a próxima eleição de chefe de estado do executivo em 2017, mas decidiu pré-selecionar os candidatos.

Últimas notícias