Imigração na Alemanha

Dez mil manifestantes pedem endurecimento do direito de asilo na Alemanha

A convocatória desta segunda-feira parece ter conquistado êxito unicamente em Dresden

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/12/2014 às 22:14
Leitura:

Aproximadamente 10 mil pessoas marcharam na noite desta segunda-feira pela cidade alemã de Dresden para exigir o endurecimento do direito de asilo, o que provocou uma contramanifestação de 9 mil pessoas, informou a imprensa alemã. 

A organização de extrema direita "Europeus Patriotas contra a Islamização do País" tenta há semanas organizar na Alemanha as "manifestações de segunda-feira", como as organizadas há 25 anos na ex-República Democrática da Alemanha (RDA).

A convocatória desta segunda-feira parece ter conquistado êxito unicamente em Dresden, onde foram deslocados 1.200 policiais. Em Düsseldorf, cerca de 400 pessoas saíram às ruas a favor do endurecimento do direito de asilo, frente a um número aproximadamente três vezes maior de contramanifestantes, segundo a agência de notícias alemã DPA.

Igrejas cristãs, o centro islâmico local e a comunidade judia, assim como associações de estudantes, convocaram pessoas a participarem da contramanifestação, em que se fizeram presentes diversos ministros do governo regional de Saxônia.

Os protestos aconteceram depois que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou, recentemente, que a Alemanha se transformou em 2012 no principal destino de imigração europeia, ao acolher este ano 400 mil pessoas.

Para 2015, o país espera receber cerca de 230 mil petições de asilo, informaram neste final de semana as autoridades alemãs. 

 

 

 

Últimas notícias