Polêmica

Tortura/CIA: Irã denuncia o 'símbolo da tirania'

O Irã é regularmente denunciado na ONU por seu histórico em termos de direitos Humanos, incluindo o elevado número de execuções

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 10/12/2014 às 13:24
Foto: SAUL LOEB / AFP
O Irã é regularmente denunciado na ONU por seu histórico em termos de direitos Humanos, incluindo o elevado número de execuções - FOTO: Foto: SAUL LOEB / AFP
Leitura:

O governo americano é "o símbolo da tirania contra a Humanidade", escreveu nesta quarta-feira no Twitter o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, após a publicação de um relatório sobre a prática da tortura pela CIA.

Trata-se da primeira reação de um líder iraniano a este relatório, segundo o qual o serviço secreto americano submeteu dezenas de detidos suspeitos de ligação com a Al-Qaeda à interrogatórios violentos, mas ineficazes, entre 2001 e 2009.

O Irã é regularmente denunciado na ONU por seu histórico em termos de direitos Humanos, incluindo o elevado número de execuções, a falta de liberdade de imprensa e da liberdade de religião.

Teerã, invariavelmente, responde que esses relatórios são injustos e politicamente parciais, e acusa os países ocidentais de quer impor a sua concepção de direitos humanos.

"Eles dizem ser uma nação cheia de orgulho. Os governos americanos têm menosprezado e enganado seu povo que não tem conhecimento de muitas realidades", afirma uma das mensagens postadas em inglês na conta atribuída ao guia (khamenei_ir) contendo a hastag #TortureReport.

Alguns tuítes citam trechos de discursos do aiatolá Khamenei, especificando sua data. "Hoje, o governo dos Estados Unidos é o símbolo da tirania contra a Humanidade, até mesmo o povo americano enfrenta a crueldade. 28/07/07", foi postado com as hasds_matia_palvr #HumanRightsDay e #Ferguson, a cidade americana onde um policial branco matou um adolescente negro em agosto.

Estas mensagens foram amplamente comentadas na internet. Alguns internautas lembraram vários casos de prisioneiros que morreram em prisões no Irã nos últimos anos, ou o enforcamento em outubro de uma jovem mulher condenada por esfaquear um homem que a teria abusado.

Últimas notícias