relações

Raúl Castro celebra acordo com EUA mas lamenta manutenção de embargo

Apesar da decisão, Raúl disse que ''isto não quer dizer que o principal tenha sido resolvido''

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 17/12/2014 às 17:39
Foto: CUBAN TV / AFP
Apesar da decisão, Raúl disse que ''isto não quer dizer que o principal tenha sido resolvido'' - FOTO: Foto: CUBAN TV / AFP
Leitura:

O ditador Raúl Castro anunciou nesta quarta (17), em discurso na televisão estatal da ilha, que Cuba e EUA definiram o "restabelecimento das relações diplomáticas".

"Esta decisão do presidente Obama merece respeito e reconhecimento do nosso povo", afirmou Castro, que agradeceu o apoio do papa Francisco e do governo canadense no processo de aproximação entre Cuba e EUA, que romperam laços diplomáticos em 1961.

Apesar da decisão de avançar na normalização das relações entre os dois países, "isto não quer dizer que o principal tenha sido resolvido", afirmou Castro.

O ditador cubano exigiu o fim do "bloqueio econômico, comercial e financeiro que provoca enormes danos humanos e econômicos", referindo-se ao embargo imposto pelos EUA à economia cubana.

Para realizar as mudanças anunciadas nesta quarta, Obama recorreu a um decreto, mas ele não pode unilateralmente pôr fim ao embargo econômico americano, já que este foi aprovado pelo Congresso e requer ação dos legisladores para ser revogado.

Em seu discurso, Castro admitiu que persistem profundas diferenças entre os dois países, "fundamentalmente em matéria de soberania nacional, democracia, direitos humanos e política externa", mas reafirmou a "vontade" do governo de Cuba em dialogar sobre todos esses temas.

"Os progressos alcançados nas conversas realizadas demonstram que é possível encontrar solução para muitos problemas. Como repetimos, devemos aprender a arte de conviver, de forma civilizada, com nossas diferenças", ponderou.

Últimas notícias