diplomacia

EUA devem iniciar com Cuba negociação para normalizar relações

A decisão é parte de um acordo que incluiu a libertação do americano Alan Gross, preso em Cuba desde 2009, e de três espiões cubanos, presos na Flórida

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 17/12/2014 às 14:16
Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
A decisão é parte de um acordo que incluiu a libertação do americano Alan Gross, preso em Cuba desde 2009, e de três espiões cubanos, presos na Flórida - FOTO: Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

Os Estados Unidos devem começar a negociar com Cuba para normalizar as relações diplomáticas, rompidas em 1961, e até abrir embaixadas, segundo autoridades.

A decisão é parte de um acordo entre Cuba e os Estados Unidos que incluiu a libertação do americano Alan Gross, preso em Cuba desde 2009, e de três espiões cubanos, presos na Flórida.

Segundo o senador Marco Rubio, o acordo inclui normalizar operações bancárias e o comércio com a ilha.

O presidente dos EUA, Barack Obama, irá fazer um anúncio nesta quarta (17) a respeito das relações com Havana.

No aniversário de cinco anos da detenção de Gross, Obama já havia falado sobre a importância da libertação.

"A libertação pelo governo cubano de Alan por razões humanitárias iria tirar um impedimento para relações mais construtivas entre os Estados Unidos e Cuba", Obama disse em um comunicado.

Obama tem tomado algumas medidas para aliviar as restrições dos EUA sobre Cuba depois que Raúl Castro assumiu a presidência em 2010.

Últimas notícias