eua

Suspeito de atentado na maratona de Boston faz primeira aparição em 17 meses

Dzhokhar Tsarnaev enfrenta a pena de morte pelos ataques, os mais graves nos Estados Unidos desde os de 11 de setembro de 2001

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 18/12/2014 às 16:31
Foto: AFP
Dzhokhar Tsarnaev enfrenta a pena de morte pelos ataques, os mais graves nos Estados Unidos desde os de 11 de setembro de 2001 - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O terrorista acusado de um atentado durante a maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, fez sua primeira aparição pública em 17 meses nesta quinta-feira (18), ao chegar ao tribunal para uma audiência final antes do início de seu julgamento, em 5 de janeiro.

Vestindo um casaco preto e calça cinza, o jovem de 21 anos com cabelo bagunçado e barba tomou seu lugar no tribunal federal de Boston sem pronunciar uma palavra.

Os assentos na galeria reservados às vítimas do duplo atentado de 15 de abril de 2013 e aos seus parentes estavam todos ocupados.

Tsarnaev enfrenta a pena de morte pelos ataques, os mais graves nos Estados Unidos desde os de 11 de setembro de 2001, quando terroristas da Al-Qaeda mataram cerca de 3.000 pessoas em Nova Iorque, Washington e Pensilvânia. 

Em julho de 2013, ele se declarou inocente das 30 acusações, que incluem conspiração para usar uma arma de destruição em massa resultando em morte, e ataque com bomba em local público resultando em morte.

Detido no centro médico prisional de Fort Devens, a cerca de 70 km de Boston, ele não era visto em público desde sua declaração de inocência.

Duas bombas colocadas em panelas de pressão perto da linha de chegada da maratona mataram três pessoas e feriram 264, mergulhando este evento esportivo mundialmente famoso num luto e reavivando os temores de terrorismo. 

O julgamento de Tsarnaev deve começar no dia 5 de janeiro com a seleção do júri, e a audiência desta quinta-feira é a última para resolver os detalhes finais. 

Dzhokhar e seu irmão mais velho, Tamerlan, são acusados de colocar as bombas em mochilas perto da linha de chegada da maratona. 

Tamerlan foi morto em um tiroteio com a polícia quando a dupla tentava escapar de Boston vários dias depois do crime.

Já Dzhokhar foi capturado ferido quando se escondia em um barco estacionado no quintal de uma casa do subúrbio.

Últimas notícias