Europa

Rei da Espanha, irmão de acusada, condena corrupção em discurso

"A luta contra a corrupção é um objetivo irrenunciável" para restaurar a vida pública, disse o rei em sua primeira mensagem de Natal desde a coroação

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 24/12/2014 às 20:17
Foto: ANGEL DIAZ / POOL / AFP
"A luta contra a corrupção é um objetivo irrenunciável" para restaurar a vida pública, disse o rei em sua primeira mensagem de Natal desde a coroação - FOTO: Foto: ANGEL DIAZ / POOL / AFP
Leitura:

O rei Felipe 6º, da Espanha, falou nesta quarta-feira (24) em "cortar pela raiz e sem demora a corrupção", em seu discurso de Natal. Nesta segunda (22), um juiz abriu processo contra sua irmã, a infanta Cristina, por fraude fiscal.

"A luta contra a corrupção é um objetivo irrenunciável" para restaurar a vida pública, disse o rei em sua primeira mensagem de Natal desde a coroação, em junho.

Sentado junto a uma janela e ao lado de duas fotos da família, o monarca reconheceu que o comportamento dos corruptos produz "indignação e desencanto" aos cidadãos, mas "é certo que os responsáveis por essas condutas irregulares estão respondendo por elas".

Há dois dias, o juiz José Castro, da vara de Palma de Mallorca, decidiu abrir processo contra um grupo de 17 pessoas, incluindo a irmã do rei, a infanta Cristina. Segundo o juiz, Cristina foi "colaboradora necessária nos delitos contra a Fazenda pública" cometidos por seu marido, num montante equivalente a mais de R$ 1 milhão.

Cunhado do acusado principal, o rei disse na TV: "a honestidade dos servidores públicos é um pilar básico de nossa convivência numa Espanha que todos queremos sã, limpa".

Ele também criticou o s altos índices de desemprego na Espanha, dizendo que são "inaceitáveis e frustram as expectativas dos nossos jovens". Disse, porém, que o crescimento econômico e a geração de emprego estão voltando.

Últimas notícias