Tragédia

Indonésia lembra as vítimas do tsunami de 2004

Série de ondas gigantescas deixaram 220.000 mortos em 14 países do sudeste asiático

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 25/12/2014 às 16:32
Foto: CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP
Série de ondas gigantescas deixaram 220.000 mortos em 14 países do sudeste asiático - FOTO: Foto: CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP
Leitura:

Dez anos depois do tsunami que matou 220.000 pessoas e atingiu as zonas costeiras de 14 países no sudeste asiático, milhares de pessoas participaram nesta quinta-feira de uma cerimônia na província indonésia de Aceh, epicentro do desastre.

Religiosos muçulmanos, sobreviventes do tsunami e os integrantes das equipes de resgate assistiram a uma celebração que reuniu cerca de 7.000 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, na mesquita de Baiturrahman, em Banda Aceh.

"O tsunami provocou uma tristeza profunda aos habitantes de Aceh que perderam seus entes queridos", declarou o governador da província, Zaini Abdulah, diante da multidão reunida na mesquita de Baiturrahman, um dos poucos prédios que resistiu ao abalo do terremoto que deixou 170.000 mortos e desaparecidos no país.

Ele agradeceu aos indonésios e à comunidade internacional pela ajuda, que permitiu que Aceh "volte a se levantar".

No dia 26 de dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9,3 na escala Richter provocou uma série de ondas gigantescas que atingiram a costa da Indonésia, e chegaram a países como Tailândia, Sri Lanka e Somália.

Outras cerimônias são esperadas para sexta-feira de manhã, em Aceh, onde as ondas chegaram primeiro, e na Tailândia, onde milhares de velas devem ser acesas nas praias turísticas de Phuket e Khao Lak.

Também haverá eventos no Sri Lanka e em várias capitais europeias, em memória dos estrangeiros que morreram na tragédia.

Últimas notícias