Iraque

Atentado suicida contra xiitas deixa ao menos 17 mortos no Iraque

Suicida tomou como alvo uma barraca na qual estavam sendo servidas bebidas aos peregrinos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 29/12/2014 às 10:20
Leitura:

Atualizada às 11h30

Ao menos 17 peregrinos xiitas perderam a vida nesta segunda-feira em um atentado suicida no norte de Bagdá, informaram sobreviventes e as autoridades.

O suicida, que tomou como alvo uma barraca na qual estavam sendo servidas bebidas aos peregrinos na região de Taji, também feriu ao menos 35 pessoas.

As vítimas se dirigiam a Samarra, 110 km ao norte de Bagdá, para lembrar a morte de Hassal al-Askari, um dos 12 imãs venerados pela comunidade xiita, majoritária no Iraque.

"Estávamos distribuindo alimentos, frutas e chá aos peregrinos que se dirigem a Samarra quando um suicida detonou seus explosivos", disse Sajjad, de 25 anos, no hospital de Bagdá onde seu irmão, atingido por vários estilhaços, estava sendo atendido.

O suicida, que carregava uma bandeira xiita para não chamar atenção, gritou "Alá Akbar" antes de detonar os explosivos que carregava, acrescentou o jovem.

A cidade majoritariamente sunita de Samarra abriga um dos grandes lugares santos xiitas do país, o mausoléu dos imãs Ali al-Hadi e Hassal al-Askari.

O ataque não foi reivindicado imediatamente, mas os atentados suicidas costumam ser obra dos extremistas sunitas no Iraque, entre os quais destacam-se os jihadistas da organização Estado Islâmico (EI).

Últimas notícias