Afeganistão

Talibãs dizem que Otan sofreu derrota no Afeganistão

Isaf da Otan arriou suas bandeiras no domingo, colocando fim às missões de combate

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 29/12/2014 às 7:42
Leitura:

O fim da missão de combate da Otan no Afeganistão é uma derrota e uma decepção para a coalizão internacional, disseram nesta segunda-feira os talibãs afegãos, um dia após a cerimônia que encerrou 13 anos de intervenção militar. "Consideramos esta etapa como uma indicação clara de sua derrota e sua decepção", disseram os talibãs em um comunicado em inglês.

"Os Estados Unidos e seus aliados invasores,assim como todas as organizações internacionais arrogantes, sofreram uma derrota evidente nesta guerra assimétrica", acrescentou o comunicado dos insurgentes, que acusam a Otan de ter afundado o país em um banho de sangue.

A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan arriou suas bandeiras no domingo, colocando fim às missões de combate. No entanto, a Otan manterá uma presença militar de 12.500 homens no Afeganistão no âmbito da missão "Apoio Decidido" de ajuda e formação do exército afegão que começará em 1º de janeiro.

Em 1996, ao término de uma fulminante ofensiva militar, os talibãs afegãos tomaram o poder, do qual foram expulsos pela invasão dos Estados Unidos e de seus aliados no fim de 2001.

Desde então, e durante 13 anos, desenvolveram uma mortífera guerra contra as forças ocidentais, o exército e a polícia afegãos. Nos últimos meses, a insurreição talibã multiplicou os ataques contra os estrangeiros residentes em Cabul.

Segundo a ONU, o número de vítimas civis no Afeganistão em 2014 está prestes a superar os 10.000, o que constitui o pior ano desde 2009. Os Estados Unidos indicaram que 2014 foi o pior ano para os soldados e policiais afegãos com 4.600 mortos nos primeiros 10 meses.

Por sua vez, diante da saída da Isaf dos combates, o presidente afegão, Ashraf Ghani, convocou os talibãs para negociações de paz. Mas os talibãs negam-se a discutir diretamente com as autoridades de Cabul.

Últimas notícias